Continua após publicidade

Quem são Os Garotin, trio de soul que lançou clipe com Caetano Veloso

Com quase meio milhão de ouvintes no Spotify, grupo de São Gonçalo teve empurrão de Paula Lavigne no começo e participou de festivais importantes

Por Kamille Viola
25 jan 2024, 14h29

Nesta quarta (24), chegou às redes o clipe de Nossa Resenha, do trio Os Garotin, com a participação de Caetano Veloso. A música, que já tinha sido lançada dia 12 de janeiro, tem citações ao Circo Voador e a Mart’nália, e o clipe, dirigido por Artur Miranda, mostra o grupo em um passeio pela cidade, passando por lugares como a praia, a favela, os botecos e a Lapa, além do baiano no estúdio.

O grupo foi formado em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Leo Guima e Cupertino se conheceram em 2018, tocando e cantando na igreja. Em 2019, Cupertino, que havia encontrado Anchietx em um evento musical no Rio e só depois descobriu que ele também era de São Gonçalo, convidou-o para seu aniversário. No mesmo dia, os três fizeram uma música.

+ Beira-Mar Com destaque para Humberto Carrão, novela Renascer rende chuva de memes

Chegaram a compor algumas canções juntos, mas cada um seguiu com seu trabalho solo. Cupertino, por exemplo, já tinha sido gravado por nomes como Jorge Vercillo, Vitor Kley e Saulo Fernandes. A chegada da pandemia, no entanto, acabou reunindo o trio novamente.

Continua após a publicidade

Mas foi em 2023 que o projeto ganhou fôlego, quando eles passaram a frequentar a casa de Caetano, e outros artistas presentes, como Juliette e Rubel, postaram sobre eles em suas redes sociais. Paula Lavigne, esposa de Caetano, foi uma das incentivadoras para que os três amigos se juntassem. O nome do grupo veio da música música Os Garotin de São Gonçalo.

Compartilhe essa matéria via:

No mês seguinte, eles lançaram seu primeiro EP, Os Garotin Session (2023), com cinco faixas, gravado ao vivo. Caetano elogiou o trabalho publicamente. A mistura da black music americana — principalmente soul, funk e R&B — com ritmos brasileiros como o samba começou a conquistar o público.

De lá para cá, foram parar em festivais importantes, como o Doce Maravilha, em agosto, e a edição carioca do Meca, em novembro. Também abriram um show de Rubel no Circo Voador e outro de Seu Jorge, em São Gonçalo, com direito a uma participação na apresentação do artista, tocando para 20 000 pessoas.

Continua após a publicidade

+ Tatá Werneck vence RedeTV! após ser processada por piada

Em outubro, Os Garotin lançaram no Rio a turnê Pouco a Pouco, com a qual vêm percorrendo diversos estados do Brasil. A tour é uma parceria com a Bonus Track, responsável por festivais como o MITA e o Doce Maravilha, e a MangoLab, que atua como laboratório cultural e vitrine artística, responsável pela curadoria musical de festivais.

O trio também foi finalista do Prêmio Multishow, por indicação popular, na categoria Brasil, em novembro, com o single Zero a CemCom quase meio milhão de ouvintes mensais no ­Spotify, eles seguem com a turnê por diversas cidades e se preparam para lançar seu primeiro álbum, com doze faixas, ainda neste semestre.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.