Continua após publicidade

Carta ao leitor: um grito contra o preconceito no futebol

Capa de junho da Vejinha destaca a trajetória inspiradora de Vinicius Jr., craque que tem erguido sua voz na luta frente ao racismo

Por Fernanda Thedim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 jun 2023, 06h00

Ao rebater as agressões racistas sofridas no jogo contra o Valência pela La Liga, o campeonato da Espanha, no último dia 21, Vinicius Jr. soltou um grito contra o preconceito que ecoou no mundo todo e despertou uma onda de indignação. Mais que isso: ao escancarar um problema que está longe do fim não só na Europa, como também no Rio de Janeiro, onde o Observatório da Discriminação Racial no Futebol registrou aumento de 40% nas denúncias entre 2021 e 2022, o jogador do Real Madrid mobilizou autoridades, entidades, clubes e atletas, acelerando ações contra a intolerância.

Com a aprovação da Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas, as partidas poderão ser interrompidas quando houver qualquer denúncia ou manifestação racista nos estádios do Rio. O jovem de 22 anos, nascido em São Gonçalo, criado no Flamengo e hoje estrela do Real Madrid, agora também faz parte de outro time: dos maiores craques do mundo que lutam de frente contra o preconceito.

À inspiradora história de Vini Jr. soma-se uma perigosa ameaça nos céus fluminenses: a prática de soltar balões, crime ambiental desde 1988, ganha novo impulso com o apoio da bandidagem carioca. A Veja Rio de junho traz ainda notícias sobre um destino serrano que despontou nos últimos feriados: com novidades à imagem e semelhança de Gramado, concorrido destino de inverno no Sul, Miguel Pereira atrai cada vez mais visitantes e experimenta dias de casa cheia, com ocupação hoteleira recorde.

No mundo da moda, brechós surgem remodelados e incentivam um consumo afinado com tempos em que é inadiável parar de castigar o planeta. Nos esportes, a nova onda são as canoas a vela, muito comuns no Havaí, que já podem ser vistas navegando pela nossa Baía de Guanabara. Já na gastronomia, as mesas cariocas se abrem para a apimentada culinária coreana. Tem muito mais na edição de junho. Boa leitura.

Continua após a publicidade
Crime - Balões causam graves acidentes
Crime – Balões causam graves acidentes (Polícia Federal/Divulgação)
Turismo - Novas atrações em Miguel Pereira
Turismo – Novas atrações em Miguel Pereira (./Divulgação)
Moda - Brechós surgem remodelados
Moda – Brechós surgem remodelados (./Divulgação)
Esporte - Canoas a vela são a nova onda
Esporte – Canoas a vela são a nova onda (Thiago Bernardes/Divulgação)
Gastronomia - Os sabores da apimentada culinária coreana
Gastronomia – Os sabores da apimentada culinária coreana (./Divulgação)

Fernanda Thedim
Editora-chefe

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.