Candidato ‘Zeca Pagodinho’ é notificado pelo cantor e muda de nome
'Quis surfar na onda de sua fama e dignidade', diz a VEJA RIO o advogado do artista sobre Osmar Lima, 51 anos, que virou homônimo do sambista
Zeca Pagodinho quase engasgou quando foi dar um gole na cerveja nesta sexta (23). O cantor foi informado que um candidato a vereador de São Caetano (SP) estava usando seu nome na campanha. Refeito do susto, Zeca (o verdadeiro) acionou imediatamente seu advogado, Caio Mariano. “Agimos rápido e o notificamos naquele dia mesmo”, conta Caio a VEJA RIO.
Teatro Casa Grande promove entrevistas com candidatos à Prefeitura do Rio
No documento enviado a Osmar da Silva Lima, 51 anos, o advogado pedia para que ele parasse, imediatamente, de usar “Zeca Pagodinho” como nome político, e retificasse todo o seu material de campanha. “O candidato surfa na onda da fama, do trabalho, da dignidade e do amor do brasileiro a este artista íntegro, no intuito de ludibriar o eleitorado”, afirma um trecho da notificação.
Polícia Civil busca obras inéditas de Renato Russo
Osmar teria adotado o apelido há mais de 20 anos por, teoricamente, se parecer com o cantor, em especial quando usa óculos escuros de aros redondos, como o artista. Esta não é a primeira vez que ele usa o nome de Pagodinho numa candidatura: em 2008 Osmar agiu da mesma forma e diz ter pedido autorização por e-mail – ela teria sido concedida. “Mentira porque o Zeca não usa e-mail”, diz a assessoria do sambista.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Segundo o advogado do artista, o candidato notificado foi, a princípio, solícito. “Ele já nos encaminhou o novo material, sem o ‘Pagodinho’. Agora é só Zeca”, conta Caio Mariano. “Só falta agora enviar o comprovante de alteração de registro no TRE. E nós vamos cobrar, para que não corra o rosco de o nome Zeca Pagodinho aparecer na urna”.