Continua após publicidade

Da bossa nova ao Flamengo na obra de Ruy Castro, novo imortal da ABL

Autor das biografias de Carmen Miranda, Nelson Rodrigues e Garrincha, o escritor tomou posse na vaga deixada pelo diplomata Sérgio Paulo Rouanet

Por Redação
7 out 2022, 14h52

Autor de festejadas biografias como as de Carmen Miranda, Nelson Rodrigues e Garrincha, o escritor Ruy Castro foi eleito para a cadeira número 13 da Academia Brasileira de Letras, nesta quinta (6), na vaga deixada pelo diplomata Sérgio Paulo Rouanet, morto em julho.

+ Vencedora do Nobel de Literatura de 2022 será uma das atrações da FLIP

Grande estudioso da bossa nova, Ruy escreveu mais de um livro abordando o movimento musical, assim como a Zona Sul do Rio nas décadas de 1950 e 60, cidade que ganha diversos recortes históricos em sua obra. Torcedor rubro-negro fervoroso, fez no livro O Vermelho e o Negro um dos melhores retratos da paixão despertada pelo Flamengo em todos os cantos do Brasil.

Compartilhe essa matéria via:

Formado em Filosofia, o autor começou a trabalhar como jornalista em 1967, no Correio da Manhã, passando por todos os principais veículos da grande imprensa. A partir da década de 1990, passou a se dedicar apenas à literatura e escrever biografias definitivas como Anjo Pornográfico, sobre a vida do dramaturgo Nelson Rodrigues, além de livros de ficção a exemplo de Os Perigos do Imperador, publicado em 2022 pela Companhia das Letras.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A escolha de Ruy Castro faz parte de um movimento na academia de popularizar a instituição. Em 2022, o músico Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro tomaram posse em suas cadeiras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.