Fica pra próxima: Antonia Fontenelle e outros famosos não se elegem no Rio
A influenciadora Sarah Pôncio e o ator André Gonçalves também estão na lista dos que não conseguiram uma vaga na Câmara ou na Assembleia Legistativa
Longe dos palcos, os atores André Gonçalves, Antonia Fontenelle e Lucélia Santos são alguns dos artistas que decidiram apostar na vida política em 2022, tentando vagas como deputados pelo Rio de Janeiro. Mas ter um nome reconhecido não é um pré-requisito que pode garantir os votos. Estes e outros famosos que se candidataram aos cargos de deputados federal e estadual neste ano não conseguiram convencer um número suficiente de eleitores.
+ Os planos de Claudio Castro para próxima gestão à frente do governo do Rio
Com bandeiras conservadoras, a atriz e influenciadora digital Antonia Fontenelle, por exemplo, angariou 30 975 votos e ficou na lista de suplentes. Já o ator André Gonçalves, envolvido em polêmicas sobre não pagar pensão alimentícia aos filhos, havia se candidatado ao cargo de deputado estadual pelo Partido Verde, mas não conseguiu se eleger. Fazer arte com representação política e a preocupação com o meio ambiente estavam entre suas pautas.
Conhecida pelas polêmicas que envolvem sua família, a influenciadora Sarah Poncio, com 4,6 milhões de seguidores no Instagram, tentou pelo PROS, uma vaga de deputada estadual. Proprietária da distribuidora de cigarros Gudang Brasil, com patrimônio declarado ao TSE de R$ 2 milhões, Sarah prometia projetos principalmente em benefício às mulheres, como o aumento do número de creches e a inclusão educacional de mães solos. O pai da influenciadora, o pastor Márcio Poncio, também havia se candidatado pelo partido a deputado federal, com o slogan “de família para a família” dando o tom de sua campanha.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com mais de 50 anos de carreira artística e 40 de militância política, como ela aponta, a atriz Lucélia Santos fez sua estreia em 2022 como candidata a deputada federal pelo PSB. A atriz afirma que sempre defendeu pautas como a democracia, o meio ambiente, os povos das florestas, a cultura e a igualdade de direitos, e que levaria esse ativismo para a Câmara dos Deputados. Já a ex-paquita do antigo Show da Xuxa e atual empresária do buffet “Casa de Festas Sorvetão”, Andréa Sorvetão, tentou integrar a Câmara dos Deputados, em Brasília, pedindo votos em defesa da família, da pátria e do acesso à cultura.