Governo presenteia líderes do G20 com obra inédita de Adriana Varejão
Contingente Brasilis retoma uma das questões centrais na produção da artista: as complexas relações entre corpo, cultura e história
A reunião da cúpula do G20 terminou nesta terça (19), e os líderes das principais economias do planeta deixam o Rio imbuídos da responsabilidade de reduzir drasticamente a fome e a pobreza, além de agir imediatamente contra a crise climática. Mas também há um presente e tanto na bagagem: uma obra inédita de Adriana Varejão.
A pedido do governo brasileiro, a artista carioca criou Contingente Brasilis (2024), peça que, nas palavras de Adriana Varejão, se configura como uma “cartografia imaginária”, na qual o corpo humano representa um continente atravessado por uma Linha do Equador na cor vermelha.
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A obra consiste em impressão digital sobre tecido e cada unidade foi bordada manualmente.
Contingente Brasilis retoma uma das questões centrais na produção de Adriana Varejão: as complexas relações entre corpo, cultura e história, com especial atenção ao contexto brasileiro e as consequências da colonização.
Ao aliar a delicadeza do bordado ao tecido, a artista reflete sobre temas caros a ela, criando uma potente metáfora sobre as fronteiras, sugerindo fragilidade e, ao mesmo tempo, o impacto delas na construção de identidades e territórios.
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A obra presenteada aos líderes do G20 estabelece diálogos com produções anteriores, a exemplo de Contingente (2000) e Contingente Yanomami (2003), e faz parte de uma série de fotografias de Adriana Varejão que têm mãos e partes do corpo como elementos narrativos.
Adriana Varejão é uma das mais reconhecidas artistas contemporâneas brasileiras. Ao longo de sua carreira, participou de Bienais Internacionais e teve seu trabalho exibido em instituições prestigiadas como o Moma (Nova York), a Fondation Cartier (Paris), o Masp e a Pinacoteca de São Paulo.
Suas obras integram coleções de instituições como a Tate (Londres), o Guggenheim (Nova York) e a Fundación la Caixa (Barcelona), entre outras.
No Brasil, um pavilhão dedicado à sua obra pode ser visitado no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.