Fim de semana tem Festival Gastronomia Preta, feira de acarajé e Rota Rio
Cultura carioca de matrizes africanas se destaca em oficinas, shows, gastronomia e entrega de prêmio
Rota Rio chega ao Lagoon
Novo festival de gastronomia na cidade, o Rota Rio ocorre de sexta a domingo (22 a 24) no Lagoon, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas (Av. Borges de Medeiros, 1424). Estão confirmados chefs como Jimmy Ogro, Kátia Barbosa, Heaven Delhaye, Pedro Siqueira e Rafa Gomes; além de bares e restaurantes como Bar da Frente, Bar da Gema, Cogumelo Bistrô, Dianna Bakery e Ella Pizzaria, num time com mais de 20 estabelecimentos, com todos servindo seus pratos e quitutes.
+ Tradição em BH, Festival Botecar chega ao Rio para eleger o melhor petisco
O evento contará com cinco cervejarias como Pura Seiva, Mistura Clássica e Farra. Além da oferta de gastronomia haverá oficinas, área infantil e dois palcos para shows de artistas como Rodrigo Santos, Devir e Mulatto. O evento ocorrerá na sexta, das 17h às 22h; sábado e domingo, das 12h às 22h.
Gastronomia Preta em Santa Teresa
O Festival Gastronomia Preta é a atração no Parque Glória Maria, em Santa Teresa (Rua Murtinho Nobre, 169), no sábado (23) e no domingo (24). O evento gratuito tem como foco destacar a culinária negra e a contribuição de profissionais pretos e afro-indígenas no setor de alimentos e bebidas. No espaço Cozinha Show Benê Ricardo haverá chefs convidados como Danilo Parah, Vanessa Rocha, e Gizele Martins. Eles irão preparar pratos ao vivo, interagindo com o público e permitindo degustações.
Na Praça de Alimentação haverá mais de 25 barracas de alimentos, bebidas e produtos artesanais com foco na gastronomia afro-brasileira, como acarajé, sanduíches de pernil e opções veganas.
Na sua 3ª edição, o Prêmio Gastronomia Preta homenageará profissionais em 23 categorias, incluindo chefs, merendeiras, pesquisadores e outras figuras importantes no setor. A entrega do prêmio será no domingo (24), das 10h às 18h. Outra atração será o Curso Pretonomia, uma iniciativa para qualificar pessoas negras e pardas em situação de vulnerabilidade, com o apoio de diversas instituições. Haverá também shows de samba com Marcelle Brito.
Festival de Acarajé
Gastronomia, música e artesanato estarão mesclados no 2º Festival de Acarajé do Rio, que ocorre de sexta a domingo (22 a 24), das 10h às 19h, na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, na Zona Portuária. A programação inclui barracas com venda do quitute e de outras iguarias da culinária baiana, além de uma feira de artesanato, duas rodas femininas de samba (Moça Prosa e Mulheres da Pequena África), roda de jongo do projeto Tambor No Valongo e o Bloco Afro Lemi Ayò.
O festival celebrar o acarajé, que desde 2023 é considerado patrimônio de valor histórico e cultural do Estado do Rio. Durante os três dias, 30 baianas e baianos especializados no preparo do acarajé se revezam nas barracas. Serão dez profissionais por dia, promovendo uma verdadeira imersão em saberes gastronomia de matriz africana.
Legítimo representante da cultura afro-brasileira no cenário carioca, o Bloco Afro Lemi Ayò também se apresenta, assim como o projeto Tambor no Valongo, focado na preservação do jongo, dança comunitária de origem africana que combina canto, batuque e dança.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/