VIAGEM

Festival Gastronômico Les Pantagruels

Entre os dias 25 e 30 de outubro, onze chefs premiados unem a diversidade brasileira à tradição francesa para criar novos pratos. É a segunda edição do Festival Gastronômico Les Pantagruels

Por: Louise Peres - Atualizado em

david-mansaud3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Da união entre a cozinha brasileira, com sua culinária variada, original e cheia de significados culturais, e a gastronomia francesa, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, surgiu em 2010 o Festival Gastronômico Les Pantagruels. Um ano depois, ele ganha uma segunda edição e leva, a partir de terça (25), onze chefs estrelados ao restaurante Chez Françoise, do Hotel Le Relais La Borie, em Búzios. Até o dia 29, eles vão criar pratos inéditos a partir de matérias primas típicas nacionais e de ingredientes franceses, proporcionando a mistura entre o requinte da França e os sabores do Brasil. O festival é uma iniciativa do casal Paul e Françoise Lindemann, proprietários do La Borie.

Em 2011, participam seis chefs residentes no Brasil e cinco franceses - totalizando seis estrelas no guia Michelin. Olivier Briand, Nicolas Frion (1*), Emmanuel Ruz (1*) e Patrick Gauthier (2*), participantes da primeira edição, voltam na companhia de Marc Meurin (2* estrelas). Eles se juntam aos grandes nomes consagrados no cenário nacional, como Manoela Rabin, Frédéric Monnier, David Mansaud (que se instalou no Brasil após o Les Pantagruels 2010), e o chef residente do hotel, Paulo Cezar Cordeiro Menezes.

Com o tema Pedras Preciosas, o festival vai trazer aos chefs diferentes produtos brasileiros, preciosidades a serem lapidadas. A cada noite, um jantar temático: Água Marinha, Esmeralda, Ametista, Topázio Imperial e Diamante. O objetivo é proporcionar o contato entre o público e os mestres da cozinha francesa, dentro do espírito descontraído de Búzios.

Pantagruel é o nome do filho de Gargantua, um comilão da mitologia francesa, criado pelo escritor François Rabelais no século XVI. O personagem ficou conhecido pelas suas refeições "pantagruélicas" onde se comia bem, com amigos e muita descontração. E é essa mesma atmosfera descontraída que o Les Pantagruels quer levar a Búzios, misturando prazer e simplicidade à mesa.

Festival Gastronômico Les Pantagruels. Rua dos Gravatás, 1374, Restaurante Chez Françoise (Le Relais La Borie), Praia de Geribá, Búzios, tel. (22) 2620-8504. R$ 200,00 (cada jantar com quatro receitas harmonizadas com vinhos) e R$ 300,00 (o último banquete, com os melhores pratos escolhidos ao longo da semana).

Programação

24/10 - Coquetel de apresentação do evento e dos Chefs.

25/10 - Jantar "Água Marinha" - Nos tons cristalinos e pastéis do azul tradicional desta pedra, o jantar oferecerá os mais tradicionais sabores do mar do Brasil.

26/10 - Jantar "Esmeralda" - Num toque universal desta pedra, o jantar nos fará viajar através das riquezas e dos sabores da terra brasileira.

27/10 - Jantar "Ametista" - Nas mais profundas raízes do Brasil, descobriremos neste jantar os sabores pecuários.

28/10 - Jantar "Topázio Imperial" - Nas cores do mel, o jantar será dedicado aos tubérculos e citros.

29/10 - Jantar "Diamante" - Para coroar os melhores pratos do Les Pantagruels 2011. Será um jantar incomparável que transmitirá luz, eternidade e pureza da gastronomia francesa.

Chefs convidados

Olivier Briand, do restaurante Le Gibus em Caen na Normandia.

www.gibus-restaurant.com Eleito o ?melhor bistrô da França? em 2009. Olivier sempre propõe desafios ao paladar e propostas novas em seus pratos.

Emmanuel Ruz, do restaurante Lou Fassum, situado em Grasse, sul da França.

www.loufassum.com

1 Estrela no Guia Michelin. Em Grasse, fonte de inspiração de toda a perfumaria francesa, Emmanuel traz uma visão mágica dos ingredientes naturais.

Nicolas Frion, do restaurante Le Chapon Fin, de Bordeaux.

www.chapon-fin.com - 1 Estrela no Guia Michelin. Melhor mesa de Bordeaux, Nicolas trouxe nova vida ao local tombado pela cidade.

Marc Meurin, do restaurante gastronômico do Château de Beaulieu em Busnes.

www.lechateaudebeaulieu.fr/presentation.htm

2 Estrelas no Guia Michelin, Marc foi um dos idealizadores do conceito Pantagruels. Grande anfitrião, mágico da cozinha, ele vem para compartilhar seu conhecimento, como sempre faz.

Patrick Gauthier, do restaurante "La Madeleine" em Sens, na França, que conta com 2 Estrelas no Guia Michelin. www.restaurantlamadeleine.fr

Manoela Rabin

Criada nas montanhas da serra carioca, iniciou sua aventura pelo restaurante Le Chapon Fin, de Nicolas Frion (Bordeaux), de onde partiu para o Chateau de Beaulieu, de Marc Meurin (Busnes). Seguiu para Grasse, na Provence, onde trabalhou no Lou fassum, de Emmanuel Ruz, e finalizou sua jornada em Caen, na Normandia no Le Gibus Bistrot, de Olivier Briand.

Frederic Monnier

Desde 2001 instalado no Brasil, foi o criador da Brasserie Rosário (2004) no Rio de Janeiro. Antes disso, foi professor de gastronomia no SENAC e Chef responsável por todo o desenvolvimento do Buffet do Garcia&Rodrigues, no Leblon. Antes disso foi Chef do restaurante gastronômico do torneio de Rolland Garros, do Hotel Plaza Athenée, Homero e do Potel&Chabot, todos na França.

David Mansaud

Assumiu em 2008 a cozinha do Hotel Astor Saint-Honoré. Após o Les Pantagruels 2010 se estabeleceu no Brasil e agora é um dos professores do curso de gastronomia na Universidade Estácio de Sá.

Ivo Faria

Eleito doze vezes o melhor chef de cozinha por importantes meios de comunicação da área gastronômica, conquistas que vieram da experiência adquirida em viagens pelo mundo e dos 15 anos dedicados à cozinha do restaurante Vecchio Sogno. http://www.vecchiosogno.com.br

Fonte: VEJA RIO