TEATRO

Atração internacional

Na comédia Of/Niet, o grupo belga TG Stan une textos dos ingleses Harold Pinter e Alan Ayckbourn

Por: Carlos Henrique Braz - Atualizado em

Thomas Walgrave / Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Após um incêndio, em 2007, e dois anos de portas fechadas, o Espaço Cultural Sérgio Porto foi reaberto em 2010 e ocupado pelo Projeto Entre, dos produtores Joelson Gusson e Daniela Amorim. Desde então, a dupla levou à casa da prefeitura no Humaitá uma programação original de música, artes plásticas e teatro, mais voltada para a cena independente. A próxima atração vem da Bélgica: é o espetáculo Of/Niet, do grupo TG Stan. Traduzido, o título quer dizer ?Ou/Não? e o nome da trupe é uma bem-vinda abreviação de Toneelspelersgezelschap (companhia de atores), seguida pelas iniciais de Stop Thinking About Names (pare de pensar em nomes).

Surgido em 1989, o grupo é formado por Damiaan De Schrijver, Frank Vercruyssen, Jolente De Keersmaeker e Sara De Roo. Ao lado do iluminador Thomas Walgrave, o quarteto vai encenar a comédia dramática que une textos de mestres ingleses - Party Time (1991), de Harold Pinter, e Relatively Speaking (1965), de Alan Ayckbourn. As duas peças tratam de falsas aparências. Na montagem, falada em holandês, com legendas em português, cenas de Pinter são usadas no início e no final. Repletas de sarcasmo, abordam enganos à primeira vista inocentes. Ayckbourn recheia o espetáculo. É dele a comédia de erros sobre dois casais envolvidos em um enredo de mentiras. O jovem Greg (Frank) visita a casa dos supostos pais da amada Ginny (Sara) para pedi-la em casamento. Na verdade, a residência é do antigo amante dela, Philip (Damiaan), e de sua mulher, Sheila (Jolente). A produção vem divertindo plateias na Europa desde a estreia, em 2006.

Of/Niet (90min). 18 anos. Espaço Cultural Sérgio Porto (250 lugares). Rua Visconde Silva, s/nº, Humaitá, ☎ 2535-3846. Quinta (5) a sábado (7), 21h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 16h (qui. a sáb.).

Fonte: VEJA RIO