SHOWS

Justin Bieber no Rio

Conheça o esquema de trânsito e transporte para ir e voltar do show no Engenhão sem dor de cabeça

- Atualizado em

justin_bieber.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Para quem vai ao show do Justin Bieber, que acontece nesta quarta (5) e quinta (6) no Engenhão, e ainda está pensando na melhor maneira de chegar ao local, nós temos a dica: vá de transporte público. "A exemplo do show do Paul McCartney, que também aconteceu no estádio, a melhor maneira de chegar e sair de lá é de ônibus, trem ou metrô", afirma Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário Especial de Turismo. Não haverá estacionamento no local, nem nos arredores, e os veículos estacionados irregularmente correm o risco de serem rebocados. Além disso, algumas vias do entorno do estádio serão interditadas - só terão acesso a elas moradores e veículos credenciados. Veja a seguir o esquema de trânsito e transporte anunciado pela Prefeitura do Rio, através de coordenação da Riotur, para os dois dias de apresentação do cantor canadense, em que são esperadas 70 000 pessoas. Leia com atenção e evite transtornos.

CONCURSO CULTURAL: Clique aqui e veja como concorrer a um kit com CD autografado do Justin Bieber

COMO CHEGAR:

TREM - É o meio de transporte que deixa o público mais próximo ao estádio. A SuperVia disponibilizará trens diretos da Central do Brasil para a Estação Engenho de Dentro, com ar condicionado e plataforma especial. Serão 56 000 lugares extras, além dos horários já previstos pela operação diária. Nos dois dias de evento, a concessionária disponibilizará trens antes e depois do show em pontos exclusivos para embarque. A plataforma destinada para os trens extras na Central do Brasil não é utilizada regularmente e, portanto, o esquema de plataformas fixas será mantido para que a operação diária não seja impactada.

Para ir de trem, compre um kit com as passagens de ida e volta ou use o seu cartão pré-pago (Bilhete Único, por exemplo). Os kits podem ser adquiridos nas estações Central do Brasil, Madureira, Méier, Engenho de Dentro, Campo Grande, Bangu, Duque de Caxias, Pavuna, Nova Iguaçu e Nilópolis. Os bilhetes de ida e volta do Vale SuperVia custam 5,60 reais (com integração do metrô passam a custar 8,40 reais). As estações do Metrô de Ipanema/General Osório, Siqueira Campos, Botafogo, Largo do Machado, Carioca, Central, Saens Peña, Del Castilho, Pavuna e São Cristóvão também realizarão esta venda. Nos dias dos shows, o horário de funcionamento da integração com o metrô será ampliado.

METRÔ - Para ir ao show, o cliente deve desembarcar na estação Central e fazer a transferência para um trem da SuperVia (até a Estação Engenho de Dentro). O horário de funcionamento da estação Central será estendido até a chegada do último trem da SuperVia, para garantir a volta para casa do público dos shows. As demais estações ficarão abertas depois da meia-noite somente para desembarque. Os ônibus da linha Metrô Na Superfície de Ipanema/General Osório-Gávea e Botafogo-Gávea vão circular até a chegada da última composição nas estações General Osório e Botafogo, respectivamente. Os ônibus da linha Barra Expresso Via Nova América/Del Castilho realizarão serviço com ponto de parada próximo ao Engenhão.

É recomendável comprar um kit especial ou usar o seu cartão pré-pago (Bilhete Único, Riocard) para ir ao show. Os bilhetes de ida e volta estão à venda em bilheterias exclusivas, das 10h às 19h, em dez estações do MetrôRio: Ipanema/General Osório, Siqueira Campos, Botafogo, Largo do Machado, Carioca, Central, Saens Peña, Del Castilho, Pavuna e São Cristóvão. Com a integração inclusa, o valor dos bilhetes de ida e volta sai a 8,40 reais.

ÔNIBUS - Mais de 40 linhas passam pela área do evento, porém o acesso é permitido apenas pela Rua Goiás. O desembarque deverá ser realizado nas vias limítrofes do perímetro: Avenida Dom Helder Câmara; Rua Piauí; Rua Guilhermina e Avenida Amaro Cavalcanti.

DESVIO DE TRÂNSITO:

O desvio de trânsito deverá ser realizado pelas seguintes vias:

1 - Fluxo proveniente da Rua Goiás: Rua Goiás, Rua Guilhermina, Rua Engº Nazaré, Avenida Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro.

2 - Fluxo proveniente da Rua Piauí: Rua Piauí, Avenida Dom Helder Câmara, Rua João Ribeiro, Rua Glaziou, Rua Moreira, Rua Cantilda Maciel, Rua Macedo Braga, Rua da Abolição, Rua Mário Carpenter, Rua Silvana e Rua Goiás.

SAÍDA:

TREM - A Supervia preparou um esquema especial para atender à demanda da saída de público. Composições permanecerão estacionadas na estação de Engenho de Dentro aguardando a saída do público. Além disso, haverá a constante realimentação, conforme as mesmas forem partindo para seus destinos.

ÔNIBUS - As linhas de coletivos serão reforçadas. Haverá pontos de ônibus nas Ruas Piauí, Dom Helder Câmara, Guilhermina e Amaro Cavalcanti.

TÁXI - Serão criados, a partir das 21h, quatro pontos de táxi em pontos-chave do entorno do estádio, de forma que o público tenha a orientação prévia de deslocamento para que possam seguir para as principais áreas da cidade.

Ponto 1: Rua Goiás , entre as Ruas Guilhermina e José dos Reis (preferência sentido Linha Amarela).

Ponto 2: Rua Henrique Scheid - todo o trecho - preferência sentido Dom Helder Câmara - Linha Amarela/Madureira/Benfica.

Ponto 3: Rua Dona Teresa / Rua Arquias Cordeiro (preferência sentido Arquias Cordeiro - Méier/ Tijuca/ Zona Sul).

Ponto 4: Rua Adolfo Bergamini (preferência sentido Amaro Cavalcanti - Zona Norte/ Zona Oeste/ Linha Amarela).

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

- Para a própria segurança, os pedestres devem fazer a travessia das vias somente nos locais sinalizados.

- Conforme informado nos painéis móveis de mensagens da CET-Rio, é recomendado que os motoristas evitem circular, nos dois dias de shows, pelas Avenidas Amaro Cavalcanti e Dom Helder Câmara e pelas Ruas 24 de Maio, Goiás, Piauí e Arquias Cordeiro, procurando rotas alternativas para seus trajetos.

Fonte: VEJA RIO