SHOWS

Todas as cores da música

Segunda edição carioca do BMW Jazz Festival leva amplo panorama do gênero ao Oi Casa Grande

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

roteiro-shows-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

É boa a temporada para os amantes do jazz. Desde o começo de junho estrelas do gênero ocuparam palcos em Paraty e Rio das Ostras. Agora, de segunda (11) a quarta (13), o Rio abriga o

BMW Jazz Festival 2012. A coordenação é de Monique Gardenberg, responsável por bons momentos dos antigos Free Jazz e Tim Festival.

O nome mais conhecido da programação é o do pianista Chick Corea ? o ganhador de dezesseis Grammy, que já tocou com Miles Davis, divide seu repertório fusion com Stanley Clarke (baixo) e Lenny White (bateria). Outro destaque da seleção, o saxofonista Charles Lloyd, primeiro artista de jazz a bater a marca de 1 milhão de discos vendidos, lidera um quarteto. Maceo Parker promete incendiar a plateia do Oi Casa Grande. O saxofonista traz para a cidade os convidados Fred Wesley (trombone) e Pee Wee Ellis (sax), com quem se divertiu um bocado nos anos 70 tocando na The JB?s, a banda que acompanhava o mestre do funk James Brown. Na ala dos contemporâneos, fique de olho em Trombone Shorty, 26 anos.

Símbolo da recuperação de sua Nova Orleans natal, após a devastação provocada pelo furacão Katrina, em 2005, ele passeia com desenvoltura por jazz, pop e rock. Outro talento emergente, o trompetista Ambrose Akinmusire teve seu disco de estreia, When the Heart Emerges Glistening, incluído pelo jornal The New York Times na lista dos melhores de 2011. Darcy James Argue, à frente da big band Secret Society, e o trio Ninety Miles, dedicado a fazer a ponte entre Cuba e Estados Unidos, completam a lista em grande estilo.

BMW Jazz Festival. 14 anos. Teatro Oi Casa Grande (926 lugares). Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, ☎ 2511-0800. Segunda (11): Corea, Clarke & White e Ninety Miles, 21h. Terça (12): Trombone Shorty & Orleans Avenue e Maceo Parker, 21h. Quarta (13): Charles Lloyd Quartet e Darcy James Argue?s Secret Society, 21h. R$ 80,00 (camarote) a 120,00 (plateia). Bilheteria: a partir das 15h (seg. a qua.). Cc: todos. Cd: todos. IC. Estac. no Shopping Leblon (R$ 4,00 por duas horas).

Fonte: VEJA RIO