ROTEIRO DA SEMANA

Especial

Roteiro de atrações e eventos especiais na cidade

Por: Renan França - Atualizado em

BATE-PAPO COM ZÉ ANDRADE. Atuan­do há mais de quarenta anos como ceramista, o artista plástico é o próximo convidado da Biblioteca de Botafogo para uma conversa descontraída sobre sua vida e obra. Andrade possui um ateliê no bairro de Santa Teresa e por lá produziu um acervo de mais de 100 pequenas esculturas que retratam personalidades nacionais e internacionais como Carlos Drummond de Andrade, Mahatma Gandhi, Candido Portinari, Albert Einstein e Raul Seixas. Biblioteca Popular Municipal de Botafogo. Rua Farani, 53, ☎ 3235-3799. Quarta (14), 19h. Senhas distribuídas meia hora antes.

O BARÃO NAS ÁRVORES. Famoso pela abordagem cênica singular, o grupo Intrépida Trupe apresenta o espetáculo inspirado na obra homônima do escritor Ítalo Calvino. Mesclando as linguagens de circo, teatro, canto, música e dança, a companhia atua ao redor de uma grande árvore. O elenco formado por dezessete artistas é dirigido pelo belga Thierry Tremouroux (40min). Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (90 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎ 2215-0621. Quarta (14), 20h. Grátis.

CASA DO SABER. Marcel Gottlieb, engenheiro e fundador do espaço cultural Musicativa, ministra quatro encontros sobre grandes óperas a partir de terça (13) ? os demais são nos dias 27 de outubro, 4 e 11 de novembro. Com cada aula dedicada a uma obra, ele exibe imagens e comenta Carmen, de Bizet, Tosca, de Puccini, A Força do Destino, de Verdi, e Don Giovanni, de Mozart. Casa do Saber. Avenida Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa, ☎ 2227-2237. A partir de terça (13), 17h. R$ 440,00.

NELSON 100 ANOS. Encerrando a série de encontros que comemora o centenário de Nelson Rodrigues, o CCBB recebe os diretores Marco Antônio Braz e Aderbal Freire-Filho e a atriz Lucélia Santos, estrela dos filmes Engraçadinha e Bonitinha, mas Ordinária. O trio conversa sobre a dramaturgia do autor e sobre as transposições de suas obras para a TV e o cinema. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro I (158 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Terça (13), 18h30. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes.

SARAU DE IDEIAS. O próximo encontro da série é o último do ciclo que desde abril discutiu os principais movimentos artísticos e manifestações culturais ocorridos no Brasil desde a Semana de Arte Moderna, em 1922. O evento conta com a participação dos cantores e compositores Moraes Moreira e Otto, que analisam o movimento manguebeat. Surgido em Recife nos anos 90, o estilo promoveu uma mistura de ritmos regionais, a exemplo do maracatu, com rock, hip-hop e música eletrônica. A mediação é do músico e pesquisador Charles Gavin. Centro Cultural Banco do Brasil ? Auditório (64 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Terça (13), 18h30. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes.

Fonte: VEJA RIO