RESTAURANTES

Restaurant Week, modo de usar

A nova edição do festival no Rio tem oitenta participantes, 21 deles estreantes

Por: Fabio Codeço - Atualizado em

Beto Roma/divulgaçÃo
(Foto: Redação Veja rio)

Surgida em Nova York na década de 90, a Restaurant Week ganha sua décima edição carioca a partir de segunda (17). Na programação, oitenta endereços participantes vão oferecer, ao longo de catorze dias, menus promocionais por R$ 39,90 (no almoço) e R$ 49,90 (no jantar). A lista traz 21 estreantes, entre eles o tradicional Don Camillo, na orla de Copacabana, e novatos como os italianos Padano, na Barra, e Gabbiano al Mare, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, ambos inaugurados em 2013. Para aproveitar melhor as muitas opções oferecidas, e evitar surpresas desagradáveis, é bom se planejar. Seguem algumas dicas.

? Concentre-se naqueles que realmente valem a visita O festival traz a oportuni­dade de conhecer lugares mais bacanas (e, em geral, caros). Avalie com atenção a lista de participantes. Dê preferência àqueles que ofereçam a sua especialidade e confirme se o preço proposto é, de fato, mais baixo do que o cobrado no menu regular.

? Evite roubadas Consulte os cardápios antes de decidir aonde ir. Assim como há estabelecimentos que se esmeram e criam menus apetitosos, bem atraentes pelo preço cobrado, não são poucos os que se limitam a receitas baratas, em frustrantes percursos como salada, massa e fruta da estação.

? Fuja das filas Elas são frequentes nos estabelecimentos que recebem o evento ? e inevitáveis de sexta a domingo. Procure escolher, portanto, dias no meio da semana para aproveitar o programa. Outra dica preciosa é tentar reservar mesa.

? Lembre das taxas O menu promocional não inclui couvert, bebidas nem taxa de serviço (que chega a até 13%, caso do Manekineko). Lembre-se de contabilizar esses itens extras, para não tomar um susto na hora da conta.

? Não perca a viagem Nem todos os restaurantes participantes servem o menu promocional nos dois horários. Cheque antes a programação no site para saber se o cardápio está disponível no almoço ou no jantar.

Confira a programação completa em bit.ly/restaurant-week-rj

Fonte: VEJA RIO