GASTRONOMIA

Ceia a jato

Da entrada à sobremesa, chefs consagrados ensinam oito receitas fáceis que dão brilho às festas de fim de ano

Por: Fabio Codeço - Atualizado em

Barece impossível, mas o chef-celebridade Jamie Oliver garante o contrário. Com um pouco de organização, os ingredientes adequados e uma boa dose de criatividade, meia hora é suficiente para preparar uma deliciosa receita. É o que ele promete em seu novo livro, Jamie?s 30-Minute Meals, que acaba de ser lançado na Europa, ainda sem previsão de chegada ao Brasil. Com essa ideia, e o tempo em mente, VEJA RIO foi atrás de alguns dos mais conhecidos cozinheiros da cidade e propôs um desafio: criar pratos para o fim de ano cujo preparo não excedesse os 35 minutos de duração ? o.k., demos uma colher de chá de cinco minutinhos. Tudo para que você não precise passar horas em meio às panelas, ou até mesmo para driblar algum imprevisto, como um peru queimado ou algum convidado-surpresa que acaba aparecendo de última hora. O resultado é um cardápio variado composto de duas entradas, quatro pratos principais e duas sobremesas, sempre em porções para quatro pessoas. De quebra, seguem algumas dicas valiosas para reaproveitar as sobras. ?Acabava fazendo torrada com o panetone da noite anterior. Um dia achei que era hora de utilizá-lo de forma mais criativa?, conta Rejane Werlang, do Branche. Aproveite o tempo fora da cozinha para abrir um espumante e brindar com os amigos e familiares. Afinal, já é Natal!

Bacalhau blason

Por Pierre Landry, do Blason

gastronomia-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes

600 g de lombo de

bacalhau dessalgado

600 g de batata-inglesa

Óleo suficiente para fritar a batata

100 ml de azeite

150 g de cebola

¼ molho de salsinha

150 ml de creme de leite

100 g de queijo parmesão ralado

150 g de azeitonas verdes sem caroço

Modo de preparAr

Coloque o bacalhau em uma panela, cubra com água e cozinhe por 15 minutos. Nesse tempo, descasque as batatas e corte-as em cubos. Frite-as em imersão no óleo por 4 minutos e reserve em papel-toalha. Escorra o bacalhau, desfie-o e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola picada por 5 minutos. Pique a salsa e acrescente ao refogado. Junte também a azeitona, o creme de leite e o bacalhau desfiado. Mexa e adicione as batatas a seguir. Mexa mais um pouco, transfira tudo para uma tigela, salpique o queijo parmesão e leve para gratinar em forno a 180 graus por 5 minutos.

Salada de folhas e presunto cru ao vinagrete de jerez e frutas secas

Por Javier e Sergio Torres, do Eñe

gastronomia1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes

Salada

500 ml de água

4 tomates médios

6 folhas de alface-romana

6 folhas de alface-roxa

6 folhas de alface-crespa

80 g de presunto cru

80 g de queijo parmesão cortado em cubos

Vinagrete

2 colheres (sopa) de amêndoas

tostadas e sem casca

2 colheres (sopa) de nozes

2 colheres (sopa) de mostarda

2 colheres (chá) de sal

60 ml de vinagre de jerez

180 ml de azeite

2 colheres (sopa) de passas

2 colheres (sopa) de damascos

Modo de preparar

Salada: ponha a água para ferver em fogo médio. Faça um corte em formato de cruz na base dos tomates e coloque-os na água fervente. Deixe-os escaldar por 2 minutos. Escorra os tomates na água fria, tire a pele, elimine as sementes e corte-os em cubos. Reserve.

Vinagrete: num mixer ou liquidificador, bata rapidamente as amêndoas, as nozes, a mostarda, o sal e o vinagre. A textura deve ficar como uma granola, sem triturar demais. A seguir, acrescente o azeite, as passas e os damascos picados à mistura.

Montagem

Numa travessa, arrume os ingredientes em camadas, começando pelo tomate, depois acrescente o queijo e, sobre ele, o mix de folhas. Decore com o presunto e regue com o vinagrete.

Bruschetta de queijo de cabra com figo e mel

Por Paula Prandini, do Stuzzi

Ingredientes

4 fatias grossas de pão italiano

1 dente de alho

Azeite

4 colheres (sopa) de queijo de cabra tipo boursin

2 figos maduros

4 colheres (sopa) de mel de flor de laranjeira

Modo de preparar

Coloque as fatias de pão no forno a 180 graus até tostarem. Retire do forno, esfregue o dente de alho descascado sobre cada uma delas e regue com azeite. Passe uma colher de queijo de cabra sobre cada fatia

de pão e volte ao forno para aquecer bem (cerca de

2 minutos ? o queijo não deve derreter). Corte cada

figo em seis fatias. Em uma frigideira, coloque o mel e espere ferver. Acrescente o figo e deixe por 1 minuto.

Montagem

Retire as bruschettas do forno e distribua três fatias

de figo sobre cada uma. Regue com o molhinho

de mel que ficou na frigideira.

Arroz molhado de codornizes

Por Roberta Sudbrack, do Roberta Sudbrack

Ingredientes

4 codornas

½ talo de alho-poró

½ talo de aipo

½ cenoura

¾ de cebola

Azeite

50 g de tomate-cereja (ou do tipo pera)

Sal marinho

Pimenta-do-reino moída na hora

50 g de linguiça toscana picante

100 g de arroz parboilizado

1 dente de alho

10 g de azeitonas portuguesas sem caroço

Modo de preparar

Lave as codornas em água corrente e coloque-as numa panela. Pique grosseiramente o alho-poró, o aipo, a cenoura, meia cebola e junte à codorna. Cubra com água e acrescente um fio de azeite. Cozinhe em fogo alto por 15 minutos. Enquanto isso, lave os tomates e seque-os bem. Coloque-os em uma assadeira, regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 5 minutos ou até que estejam ligeiramente chamuscados. Corte a linguiça em pequenos pedaços e passe rapidamente numa frigideira com um pouco de azeite, apenas para dar uma ligeira dourada. Retire a codorna e desfie em pedaços grandes. Coe o caldo do cozimento e reserve. Refogue o arroz em azeite com o alho e o restante da cebola bem picados. Junte a codorna em pedaços, o tomate, a linguiça e a azeitona. Cubra com o caldo do cozimento, tempere com sal a gosto e cozinhe por 15 minutos (o arroz deve ficar al dente e bem úmido).

Peito de pato com purê de maracujá

Por Claude Troisgros, do Olympe, CT Brasserie, CT Boucherie e 66 Bistrô

Ingredientes

Pato

4 peitos

Sal

Pimenta-do-reino

Molho

250 ml de vinagre

3 colheres (sopa) de açúcar

2 paus de canela

2 cravos

2 anises-estrelados

100 ml de suco de maracujá

250 ml de água

1 colher (sopa) de manteiga

Sal

Purê de maracujá

4 maçãs verdes

descascadas e fatiadas

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de açúcar

2 paus de canela

2 cravos

100 ml de suco de maracujá com sementes

Modo de preparar

Peito de pato: tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Aqueça uma frigideira e frite os peitos com a pele virada para baixo até dourar (cerca de 10 minutos). Vire e frite o outro lado por mais 10 minutos. Eles devem ficar malpassados. Deixe-os descansar por 10 minutos. Molho: numa panela, jogue o vinagre, o açúcar, a canela, o cravo, o anis e deixe caramelizar. Junte o suco de maracujá e a água e deixe reduzir à metade. Coe, tempere com sal a gosto, acrescente a manteiga e mexa.

Purê de maracujá: derreta a manteiga e coloque as maçãs, o açúcar, a canela e o cravo. Cozinhe até secar toda a água da fruta. Enquanto isso, em outra panela, reduza o suco de maracujá até engrossar. Junte a redução às maçãs e misture bem devagar.

Montagem

Corte o pato em fatias finas e disponha em um prato. Regue com o molho e coloque uma colher de sopa cheia do purê de maracujá em cima.

Panetone gratinado com creme inglês

Por Rejane Werlang, do Branche

gastronomia2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes

1 panetone cortado em fatias

50 ml de leite

1 fava de baunilha

4 gemas

75 g de açúcar

1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparar

Coloque o leite numa panela, abra a fava de baunilha e raspe as sementes sobre o leite. Adicione a fava também e leve ao fogo para aquecer. Em outro recipiente, bata as gemas com o açúcar até que fiquem brancas. Retire o leite do fogo, dispense a fava e despeje-o delicadamente sobre as gemas batidas, mexendo sem parar. Retorne essa mistura ao fogo, mexendo sempre, até ficar com a consistência de um creme. Não deixe ferver. Numa travessa, disponha as fatias do panetone, cubra com o creme e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Retire, salpique o açúcar de confeiteiro e retorne ao forno só para gratinar.

Siricaia

Por Maria Vitoria Perico, do Antiquarius

Ingredientes

10 gemas

1 lata de leite condensado

4 colheres (sopa) de açúcar

4 claras

Modo de preparar

Bata as claras em neve e misture aos outros ingredientes até obter um creme homogêneo. Passe-o para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200 graus até ganhar uma cor moreno-escura (de 15 a 20 minutos). Para verificar o ponto, espete um palito no meio. Se vier seco é porque está pronto.

Fonte: VEJA RIO