Melhores do Mundo

Copacabana recebe torneio gratuito com estrelas do vôlei de praia

Duplas do Brasil e dos Estados Unidos se enfrentam em competição que começa nesta quinta (26)

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Melhores do mundo vôlei de praia
Phil Dalhausser, Ricardo, Kerri Walsh e Larissa são alguns destaques do evento (Foto: Divulgação)

A partir desta quinta (26), Copacabana recebe os principais nomes do vôlei de praia mundial para disputa do torneio Melhores do Mundo - Brasil x USA. Oito duplas de cada país, sendo quatro femininas e quatro masculinas, se enfrentarão na arena montada na areia (altura da Avenida Princesa Isabel). A entrada é gratuita.  

+ Frescobol recebe o titulo de patrimônio imaterial do Rio

Na quinta (26) e na sexta (27), as duplas jogam entre si (sempre um país contra o outro), totalizando 32 jogos (16 masculinos e 16 femininos). Os melhores de cada país passam para a final que será disputada no domingo (1), enquanto a disputa de terceiro lugar será no sábado. Cada vitória da fase classificatória vale um ponto, o terceiro lugar leva três e o campeão, cinco pontos. Vence o desafio o país que somar mais pontos no total. 

Dos 32 atletas presentes no torneio, 12 têm participação em Jogos Olímpicos e oito são medalhistas. No lado brasileiro, Emanuel (prata em Londres, bronze em Pequim e ouro em Atenas), Ricardo (bronze em Pequim, ouro em Atenas e prata em Sydney), Larissa (bronze em Londres) e Juliana (bronze em Londres)  são os destaques. Completam o time: Talita; Maria Elisa; Ágatha e Bárbara; Maria Clara e Carol; Thiago Barbosa e Bruno Schmidt; Pedro Solberg e Evandro; e Álvaro Filho e Vitor Felipe.

Entre os americanos, os maiores nomes são: Kerri Walsh (tri campeã olímpica em 2004, 2008 e 2012), April Ross (prata em Londres), Jennifer Kessy (prata em Londres), Phil Dalhausser (ouro em Pequim), Sean Rosenthal (participação nos jogos de 2008 e 2012) e Jake Gibb (participação nos jogos de 2008 e 2012). Outras presenças confirmadas são: Casey Patterson; Theo Brunner e Nick Lucena; John Hyden e Tri Bourne; Emily Day; Lauren Fendrick e Brooke Sweat; Jennifer Fopma e Summer Ross.

Horário dos jogos:

• 26/02 - quinta-feira - 12h às 21h45

• 27/02 - sexta-feira - 12h às 21h30

• 28/02 - sábado - 12h às 15h

• 01/03 - domingo - 11h às 14h30

 

Fonte: VEJA RIO