CRIANÇAS

Poeta para a vida inteira

Obra de Manuel Bandeira é revista em espetáculo no Oi Futuro Ipanema

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪

roteiro-criancas-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em 1966, por ocasião de seu aniversário de 80 anos, Manuel Bandeira foi homenageado com a edição

de Estrela da Vida Inteira, volume que reunia todos os seus poemas publicados até então. Dois anos depois, ele morreria sem lançar outro trabalho. Assim, o que era para ser um tributo de aniversário se converteu em obra definitiva. Baseados no livro, os irmãos Ronaldo e Cristiano Mota conceberam Manuel Bandeira ? Estrela da Vida Inteira, espetáculo dirigido por Claudio Mendes em cartaz no Oi Futuro Ipanema.

Mais do que uma montagem de tintas biográficas, a peça concentra forças na poesia do autor pernambucano. Sua vida é evocada através de seus versos, ora dramatizados, no caso de Vou-me Embora pra Pasárgada, ora musicados, como em Visita Noturna. Em cena, a falta de uma dramaturgia mais sólida acaba por diluir a verve de Bandeira no formato de um recital ? de duração, aliás, um tanto alongada. Por outro lado, as inspiradas composições de Ronaldo e Cristiano, arranjadas por David Tygel e defendidas ao vivo com competência pelo elenco, encontram boa acolhida entre as crianças na plateia.

Manuel Bandeira ? Estrela da Vida Inteira (70min). Livre. Estreou em 14/1/2012. Oi Futuro Ipanema (120 lugares). Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar, Ipanema, ☎ 3201-3010, ? General Osório. → Sábado e domingo, 16h. R$ 10,00. Bilheteria: 15h/21h (ter. a sex.); a partir das 15h (sáb. e dom.). Até 1º de abril.

Fonte: VEJA RIO