o circo chegou!

Atrações circenses animam a cidade

O clima dos picadeiros está presente em diferentes eventos 

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

O Circo de Uma Nota Sol

O Circo de uma nota sol
O Circo de uma Nota Sol (Foto: Salgado de Morais)

No espetáculo do grupo Off- Sina, o casal de palhaços Café Pequeno e Currupita se utilizam de instrumentos inusitados como sinos, canecas, panelas, moedas e buzinas para tocar e embalar o público durante a apresentação. A montagem tem o formato de circo antigo e resgata músicas e paródias clássicas, reforçando a linguagem do palhaço excêntrico e musical do século XVIII. Quando a Comédie Française proibiu artistas de utilizarem instrumentos musicais, os palhaços usaram a criatividade e começaram a utilizar objetos pouco convencionais para produzir música. A partir desse episódio, os palhaços mantiveram a tradição.

Arena Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/n, Pavuna. Quarta (1°), 14h. Grátis.

+ Confira mais atrações infantis na cidade

Blefes Excêntricos

Blefes Excêntricos
Blefes Excêntricos (Foto: Mariana Rocha)

No ano em que o Circo Dux completa dez anos de carreira, o grupo vai das ruas de volta para o teatro. Formado pela dupla Lucas Moreira e Fabricio Dorneles, o Circo Dux se notabilizou por apresentações em ruas e picadeiros, com espetáculos voltados para todos os públicos. Na curta temporada na Sede das Cias, apresenta o espetáculo Blefes Excêntricos, a quarta montagem da trupe, que une circo e teatro. A atração é baseada nos números tradicionais das feiras populares medievais e das grandes feiras do século XIX, dos grandes espetáculos de magia no mesmo século e dos números clássicos dos palhaços excêntricos musicais. 

Sede das Cias. Rua Manuel Carneiro, 12 (Escadaria Selarón), Lapa. Tel: 2137-1271. Sábados, domingos e segundas, 20h. Até 27 de abril. R$ 30  e R$ 15 (meia). 

Tudo Novo de Novo

Escola Nacional de Circo
Escola Nacional de Circo oferece espetáculos gratuitos (Foto: Divulgação)

A Escola Nacional de Circo (ENC) está com inscrições abertas para quem quiser participar por uma visita guiada pelas instalações ou assistir aos espetáculos gratuitos que acontecem todos os meses. A apresentação Tudo Novo de Novo, que vai comemorar o Dia do Circo nesta sexta (27) já está esgotada. Escolas e pessoas interessadas nos próximos eventos podem se inscrever pelo email visitacaoenc@gmail.com, de segunda a sexta. Clique para saber mais.

+ Lugares do Rio para entrar no clima do circo

O Guarda-Chuva Mágico do Palhaço

O guarda-chuva mágico do palhaço
O guarda-chuva mágico do palhaço (Foto: Divulgação)

O espetáculo utiliza objetos cênicos, marionetes e músicas ao vivo, com uma linguagem simples e educativa que evidencia a importância da imagem do palhaço no universo infantil. Na peça, quando o Chapéu Mágico do Palhaço perdeu seu encanto, a alegria do vilarejo desapareceu, assim como a alegria do palhaço. Ninguém ligava mais para o palhaço, que antes dançava, pulava como mola e dava milhares de cambalhotas. Mas, numa noite escura no meio do bosque, tudo mudou. Apareceu um guarda–chuva acompanhado de palavras mágicas e a vida do palhaço deu uma grande reviravolta.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Domingo (29), 17h. Grátis.

Palhaceata Paz sem Fronteiras

Palhaceata Paz sem Fronteiras
Palhaços ocupam o Arpoador neste domingo (29) (Foto: Reprodução Facebook)

Neste domingo (29), a orla do Arpoador será ocupada por um protesto repleto de bom humor. Em sua 10ª edição, a Palhaceata Paz sem Fronteiras invade as ruas do bairro, a partir das 9h, com muitos narizes vermelhos, música e brincadeiras. O evento, que acontece simultaneamente também em São Paulo e Porto Alegre, tem o propósito de irradiar alegria no mundo, pedindo que as pessoas valorizem uma cultura de paz. Clique para saber mais.

Noite Mágica

Noite Mágica
Noite Mágica (Foto: Divulgação)

O Shopping Pátio Alcântara apresenta o espetáculo com o mágico Drakiny. O show mistura números clássicos e contemporâneos com muita música e malabares, com a participação do coelho Flockinho. Um espetáculo cheio de mistério, encanto e ilusão que agrada crianças e adultos.

Shopping Pátio Alcântara. Praça Carlos Gianelli, s/nº, Alcântara, São Gonçalo. Tel: 3856-4086. Terça (31), 19h30. Grátis.

Fonte: VEJA RIO