CRIANÇAS

Mentiras bem contadas

As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, inspira espetáculo inédito da dupla Lasanha e Ravioli

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

No seu primeiro espetáculo na pele dos palhaços Lasanha e Ravioli, em 1990, as atrizes Monica Biel e Ana Barroso levaram ao palco uma versão de Riquet, o Topetudo, de Charles Perrault (1628-1703). O mote era curioso: chegando ao teatro, os personagens descobriam, sem mais nem menos, que eles próprios deveriam montar uma peça baseada na obra do escritor francês. Tônica dos trabalhos da dupla, essa brincadeira metalinguística com cânones da literatura infantil se repete na nova montagem Pinocchio em As Aventuras de Lasanha e Ravioli. Com direção das próprias Ana e Monica (também autora do texto), a peça tem estreia marcada para sábado (7), no Oi Futuro Flamengo.

Depois de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera e O Gato de Botas, a vez agora é de As Aventuras de Pinóquio, clássico de 1883 escrito pelo italiano Carlo Collodi (1826-1890). Na trama, o jornal que Lasanha e Ravioli recebem diariamente começa a trazer uma sequência de contos sobre um certo boneco de madeira. Trata-se de uma referência sutil à forma de folhetim como o livro foi originalmente publicado, em um periódico da Itália, durante os dois anos anteriores ao seu lançamento. Conforme enveredam pela narrativa, as palhaças vão se desdobrando nos papéis de Pinóquio, Gepeto e outros personagens do texto de Collodi - o autor participa da peça através de uma voz em off, gravada pelo ator Julio Adrião. Para ajudar a contar a história, as atrizes se valem de bonecos e máscaras. Versáteis, elas também cuidaram da cenografia e dos figurinos, repletos de elementos que evocam o século XIX.

Pinocchio em As Aventuras de Lasanha e Ravioli. Rec. a partir de 4 anos. Oi Futuro Flamengo (84 lugares). Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Sábado e domingo, 16h. R$ 15,00. Bilheteria: a partir das 11h (sáb. e dom.). Até 5 de agosto. Estreia prometida para sábado (7).

Fonte: VEJA RIO