cultura de graça

Escola de Cinema Darcy Ribeiro tem programação gratuita esta semana

Para abrir o primeiro semestre de aulas em 2015, instituição oferece exibição de filmes seguidas por debates

Por: Redação VEJA RIO

escola de cinema darcy ribeiro
Escola oferece exibição de filmes gratuitos esta semana (Foto: Divulgação)

Nesta segunda (2), a Escola de Cinema Darcy Ribeiro dá início à semana de abertura do primeiro semestre do ano. Até o dia nove, cineastas, professores e alunos da escola exibirão seus filmes, sempre seguidos de debates entre os participantes. Para encerrar a programação, na próxima segunda (9), acontece a Mostra "TCCs ECDR", com exibição dos trabalhos de conclusão de curso: "A Lança e o Dragão", de Fernanda Nizato; "Para meus olhos duros", de Kadu Soares; "Casa de Mendes", de Felippe César Marins, Milosz Wieckowski e Rafael Dantas. Ao final de todos os filmes, haverá um debate do qual participarão os alunos e o público presente. A exibição começa às 18h30 e recomenda-se chegar com meia hora de antecedência, a entrada é gratuita.

+ Equilibrando humor e drama, Sr. Kaplan surpreende

Programação e sinopse dos filmes:

  • Segunda (2) - Lost Zweig, de Sylvio Back

Última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro "Brasil, País do Futuro" e de sua jo­vem mulher, Lotte que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis (RJ) após o Carnaval de 1942, ao qual haviam as­sistido. Um gesto que ainda hoje, sessenta anos depois, des­perta incóg­ni­tas e assombro pela sua pre­meditação e caráter emblemático.

Duração: 114 minutos. Classificação: 12 anos

  • Terça (3) - Iluminados, de Cristina Leal 

Documentário sobre seis grandes fotógrafos do cinema que ajudaram a dar forma a cinematografia brasileira. São eles: Dib Lutfi, Edgar Moura, Fernando Duarte, Mario Carneiro, Pedro Farkas e Walter Carvalho. O filme reúne as histórias desses diretores de fotografia,  mostra o que pensam sobre seu trabalho, sobre outros diretores, e como enxergam seu cinema em particular e o cinema no mundo.O filme propõe um desafio aos seis fotógrafos: filmar a mesma cena. Pequenas surpresas enriquecem este trabalho, dedicado a todos os fotógrafos que trabalham pela imagem do Cinema Brasileiro.

Classificação: livre.

  • Quarta (4) - As Canções do Exíliok, de Geneton Moraes Neto (com a presença de Jards Macalé)

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé e Jorge Mautner relembram momentos marcantes vividos durante a ditadura. O registro apresenta os acontecimentos decorrentes do cárcere, da vida no exílio e do retorno ao país.

Duração: 95 minutos. Classificação: Livre

  • Quinta (5)

Exibição de filmes que tiveram a participação de professores da ECDR:"A Dispensa do Amor Mecânico", direção de fotografia de Daniel Neves; "Carioca Era um Rio", direção de  Simplício Neto e montagem de Julia Bernstein.

  • Sexta (6) - A Primeira Missa, de Ana Carolina

Inspirada no quadro “Primeira missa no Brasil”, de Victor Meireles, a trama do longa gira em torno de um grupo de cineastas, tentando reconstruir um marco na história do Brasil: a encenação da primeira missa no país, com a chegada dos portugueses. Índios perdidos estão reunidos em torno dos patrícios, que discutem como proceder o rito religioso. Dois passos para trás, no entanto, e logo vê-se tratar de um set de filmagem.

Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro - Rua da Alfândega, 5 - Centro. De 2 a 9 de março, às 18h30. Grátis. 

Fonte: VEJA RIO