finalmente

Após denúncias, Zoológico do Rio passará por reformas

Prefeitura anunciou que obras sairão do papel ainda este ano e devem custar cerca de R$10 milhões

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Zoológico rio
Animais sofrem com péssimas condições no Zoológico (Foto: Felipe Fittipaldi e Lipe Borges)

Um mês após VEJA RIO denunciar as condições precárias do Zoológio do Rio, a prefeitura e a Fundação RioZoo anunciaram que o lugar enfim passará por reformas, o que não acontece desde 1993. O presidente da RioZoo, Sérgio Felippe informou que as obras, que serão realizadas pela RioUrbe, devem custar em torno de R$10 milhões e que o edital para licitação já está pronto e será encaminhado para o Tribunal de Contas do Município. O prazo para conclusão das obras é de um ano. 

+ Dez aplicativos para amantes de animais

Um dos pontos principais da reforma é o setor extra, onde ficam os animais recém chegados, que está fechado há um ano pelo Ibama e impede que o parque receba novos bichos. Outros pontos mencionados pelo órgão no  relatório que pedia melhorias também serão modificados, como os banheiros, o Viveirão, o pântano e alguns recintos de animais. 

Sérgio Felippe aproveitou o anúncio para por fim a uma polêmica que já dura três anos: segundo ele, a girafa Zagalo fica no Rio. Ela foi cedida pelo zoológico de Brasília em 2008, para fazer companhia à Beija-Céu, falecida em 2012. Desde então, Brasília recorreu à justiça para ter o animal de volta, mas a RioZoo alega que a viagem seria prejudicial à saúde da girafa. 

Fonte: VEJA RIO