COMIDA

Os vilões da dieta

Dez alimentos que parecem inofensivos, mas podem acabar com o seu regime

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

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(Foto: Redação Veja rio)

Falou em dieta, pensou em barrinha de cereal, peito de peru e biscoito água e sal. Mas, ao contrário do que se imagina, muitos dos alimentos ícones dos regimes nem sempre são tão light assim. A intenção pode até ser das melhores ao abarrotar a geladeira ou a dispensa de granola e sopas, mas alguns itens que parecem inofensivos e até pouco calóricos são, na verdade, ciladas e podem comprometer a sua dieta. Para ninguém papar mosca, as nutricionistas Lucianna Jardim, Andrea Santa Rosa e Simone Maia mostram quais são os principais traiçoeiros da balança e como substituí-los por alimentos mais saudáveis.

Barrinha de cereal

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(Foto: Redação Veja rio)

Muitas delas são ricas em açúcar, gordura hidrogenada e apresentam conservantes em sua fórmula. Troque por frutas, que, além de proporcionar mais saciedade, têm vitaminas e minerais.

1 barrinha = ½ papaia = 2 fatias de melão = 3 figos frescos = 6 damascos secos

Biscoito água e sal

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(Foto: Redação Veja rio)

Apesar de pouco calórico, é rico em farinha de trigo branca (sem fibras), que é rapidamente absorvida pelo corpo e armazenada como gordura. Sem falar na adição de gordura hidrogenada. Quatro unidades têm cerca de 120 calorias, a mesma quantidade de um pão francês ou duas fatias de pão de forma. O biscoito, no entanto, tem de três a quatro vezes mais gordura.

4 unidades = 2 maçãs pequenas = 1 banana grande

Biscoito de maisena

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(Foto: Redação Veja rio)

Assim como o biscoito de água e sal, o de maisena também leva muita farinha branca, que é armazenada como gordura especialmente no abdômen.

6 unidades = 4 fatias de melancia = 1 xícara (100g) de açaí

Leite de soja

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(Foto: Redação Veja rio)

Nem todos os produtos derivados da soja são saudáveis, porque têm um potencial alergênico muito grande. O extrato de soja é um deles. Portanto, fique de olho. Se você tiver alergia ou intolerância a esses alimentos, o consumo será prejudicial à saúde e dificultará o emagrecimento. Os únicos derivados da soja que podem ser incluídos em uma dieta saudável sob consulta do nutricionista é o tofu e o missô.

1 copo pequeno (100ml) = 1 copo pequeno de iogurte natural desnatado = 1 copo de leite de amêndoas

Bebidas diet, light e zero

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(Foto: Redação Veja rio)

Sucos e chás prontos ou refrigerantes sem adição de açúcar não têm valor calórico significativo, mas alguns contêm adoçantes ricos em sódio, que retém líquido e dificulta o emagrecimento. Além disso, essa substância é capaz de aumentar o armazenamento de açúcar presente no organismo sob forma de gordura.

1 copo = 1 copo de refrigerante caseiro (receita: 1 copo de água gasosa + 2 rodelas de limão + gotas de limão + 4 folhas de hortelã)

Cereais matinais

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(Foto: Redação Veja rio)

Os cereais de milho em geral são ricos em carboidrato e têm pouca fibra. Outros como a granola levam quantidade significativa de óleo e açúcar. Fique de olho no rótulo para não trocar gato por lebre. Na dúvida, prefira fazer uma troca saudável.

½ xícara de chá = 1 espiga de milho = 1 tapioca = 2 colheres de sopa de aveia em flocos

Sopa de saquinho

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(Foto: Redação Veja rio)

Com as temperaturas mais amenas à noite, muitas pessoas gostam de substituir o jantar por uma sopa. Ponto positivo se ela for preparada em casa. As industrializadas têm baixo valor calórico, mas são riquíssimas em sódio, que em excesso pode causar hipertensão e retenção de líquido.

1 pacote = 1 prato raso de canja com arroz integral = 1 prato fundo de creme de aspargos

Refeições congeladas light

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(Foto: Redação Veja rio)

Assim como as sopas de saquinho, a maioria dos alimentos prontos congelados são riquíssimos em sódio, mesmo quando anunciam ser light.

1 unidade = 1 filé de frango pequeno com creme de espinafre = salada de folhas à vontade com 4 colheres de sopa de arroz integral e 1 filé de peixe branco

Peito de peru

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(Foto: Redação Veja rio)

Embutidos apresentam baixo teor de gordura, mas quantidade muito alta de sódio e conservantes.

2 fatias = 1 clara de ovo = 1 colher de sopa de patê de frango caseiro = 1 colher de sobremesa de guacamole caseiro (receita: 1 abacate + suco de 1 limão + 1 colher (café) de pimenta calabresa + sal a gosto).

Molhos prontos para salada

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(Foto: Redação Veja rio)

Fique atento à quantidade de sódio, pois, mesmo com baixo valor calórico, a quantidade da substância que induz à retenção de líquido é grande. Para dar mais sabor aos alimentos, experimente temperos naturais e especiarias como tomilho, alecrim, manjericão, semente de coentro, pimenta e orégano.

1 colher de sopa de vinagrete = 1 colher de sopa de molho de azeite, aceto balsâmico e limão

Comida japonesa

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(Foto: Redação Veja rio)

Por conta dos peixes, ricos em ômegas, a culinária japonesa é uma das mais saudáveis do mundo. No entanto, a fama de super leve não é tão verdadeira quanto parece, já que as adaptações das receitas pelos sushimans brasileiros adicionou às receitas maionese, cream cheese e mergulhou ainda no óleo algumas das preparações. O hot philadelfia, feito com cream cheese, empanado e frito, chega a ter 75 calorias por peça.

5 hots (375 calorias) > cheeseburguer (310 calorias) > 1 fatia pequena de pizza de mussarela (1 fatia (278 calorias).

Fonte: VEJA RIO