COTIDIANO

Vaticano divulga agenda do Papa

Praia de Copacabana, Theatro Municipal e Cristo Redentor fazem parte da agenda do Papa Francisco no Rio

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

papa.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Vaticano divulgou a agenda do Papa Francisco para os dias em que ele estiver no país para a Jornada Mundial da Juventude. Com chegada prevista para o dia 22 de julho, a programação do pontífice conta com visitas a pontos turísticos da cidade, além de uma comunidade da Zona Norte. Durante sua estada, o Papa ficará hospedado em Sumaré.

Ao chegar ao Rio na tarde do dia 22 de julho, o Papa será recebido por uma comitiva composta pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes, além de representantes da igreja. Após uma rápida recepção, deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Na quarta (24), o pontífice deixará o Rio de helicóptero e irá até Aparecida, em São Paulo. No mesmo dia, Francisco retornará à cidade e visitará, durante a tarde, o Hospital São Francisco de Assis, dedicado à recuperação de dependentes químicos, onde fará um discurso.

Na quinta (25), o papa visitará o Palácio da Cidade e receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito Paes, além de abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Depois desta cerimônia, seguirá para uma visita à comunidade de Varginha, em Manguinhos. No final da tarde, às 17h, o pontífice se irá à Praia de Copacabana para a realização da Festa da Acolhida aos participantes da JMJ, onde fará um discurso e abençoará os jovens.

Na sexta (26), o papa irá à Quinta da Boa Vista para realizar a confissão de cinco jovens de cinco continentes. Em seguida, visitará o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro. No final da tarde, às 17h, retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens.

Na manhã de sábado (27), Francisco irá à Catedral da cidade, onde celebrará a Santa Missa, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas. No Theatro Municipal, às 11h30, o papa encontrará políticos, autoridades, personalidades da cultura e representantes de comunidades religiosas. À noite, ele seguirá para Guaratiba, onde será realizada a Vigília de Oração antes da grande missa do encontro.

No domingo (28), o papa seguirá de helicóptero para Guaratiba para a realização da Missa de Envio da JMJ, que contará com a presença da presidente Dilma. Durante o deslocamento, ele sobrevoará a o Cristo Redentor. No final do dia, o pontífice visitará o Riocentro para um encontro com os cerca de 15 mil voluntários da do evento e, no início da noite, haverá uma cerimônia de despedida no aeroporto do Galeão. O retorno para Roma está previsto para as 19h.

Fonte: VEJA RIO