DIVERSÃO

Um dia no parque

Além das áreas verdes, parques do Rio abrigam atrações diversificadas, entre zoológico, museus, teatros e mais

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Passar um dia no parque pode ir muito além de simplesmente aproveitar o dia ao ar livre e fazer um piquenique com as crianças. Alguns espaços do Rio possuem atrações diversificadas, capazes de entreter toda a família. No leque de opções, há teatros, museus, zoológico e equipamentos esportivos de primeira linha. Confira a nossa seleção e escolha o programa perfeito para curtir um dia de atividades variadas no parque e agradar a todos os gostos.

Animais e história na Quinta da Boa Vista

A antiga residência da família imperial brasileira é um dos parques mais populares da cidade e, além da ampla área verde projetada pelo paisagista francês Auguste François Glaziou, o complexo de 560 500 metros quadrados abriga o Jardim Zoológico da cidade e o Museu Nacional que, na época do Império, serviu de residência para a família Real. Há ainda obras de arte a céu aberto, como as estátuas em bronze da Imperatriz Leopoldina e de D. Pedro II e a escultura de mármore de Nicolina Pinto do Couto. Para completar o dia, é possível almoçar no restaurante Quinta, localizado no interior do parque.

Avenida Pedro II, s/n, São Cristóvão. Todos os dias, das 9h às 17h. Tel: 2589-4279.

quinta-vista.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Cultura e gastronomia no Parque Lage

Além do amplo jardim projetado pelo paisagista inglês John Tyndale, em 1840, sempre usado para piqueniques e festas infantis, o parque, localizado ao pé do Morro do Corcovado, conta ainda com um belo palacete em estilo eclético com uma rica vida cultural. O espaço, construído pelo armador Henrique Lage, em 1932, abriga uma Escola de Artes Visuais, sempre movimentada por eventos e mostras. No local ainda é possível saborear as delícias do cardápio do D.R.I Café.

Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Todos os dias, das 8h às 18h. Tel: 3257-1800.

lage.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Flores, teatro e aprendizado no Jardim Botânico

Criado há 205 anos, o Jardim Botânico do Rio possui uma coleção de oito mil espécies de plantas e sua área inclui uma área exclusiva para o lazer em família, com mesas para piquenique e parquinho para as crianças. As atrações, no entanto, vão além. O parque abriga ainda o Museu do Meio Ambiente que, inaugurado em julho de 2008, ano da comemoração do bicentenário do Jardim Botânico, público de cerca de 600 mil visitantes por ano e já recebeu exposições como a do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. Dentro do parque também está localizado o Espaço Tom Jobim que, além de um acervo sobre a vida do compósitor, costuma receber espetáculos teatrais e musicais.

Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. Das 8h às 17h. Tel: 3874-1808 e 3874-1214.

jb.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Samba, ecologia e esportes radicais no Parque Madureira

Mais novo xodó entre os espaços de lazer cariocas, com 103 mil metros quadrados e rodeado por mais de 1 200 árvores, o Parque Madureira deu um novo ar ao bairro da Zona Norte e vem cativando até moradores de outras áreas da cidade. Com a segunda maior pista de skate do país, com 3 850 metros quadrados, já é o ponto preferido para os praticantes do esporte na cidade. As atrações incluem ainda a Praça do Samba, uma área dedicada a shows com capacidade para 360 pessoas sentadas ou 3.000 em pé, um Centro de Educação Ambiental e uma Nave do Conhecimento, com atividades educativas sobre o meio ambiente e de inclusão digital.

Veja mais em: 10 motivos para visitar o Parque Madureira

Rua Soares Caldeira, 115, Madureira (em frente ao Madureira Shopping). De terça a domingo, das 5h à 0h.

madureira.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Cultura e lazer no Parque do Flamengo

Projetado por Roberto Burle Marx e Affonso Eduardo Reidy, trata-se da maior área de lazer da cidade, com um total de 1,3 milhões de metros quadrados, que se estendem do Aeroporto Santos Dumont até a Praia de Botafogo, pegando toda a orla da Baía de Guanabara. Além de uma diversidade de equipamentos esportivos, a cultura se faz igualmente presente através do Museu de Arte Moderna (MAM), do Museu Carmem Miranda, do Monumento à Estácio de Sá e do Monumento aos Pracinhas.

Junto à orla da Baía de Guanabara, no Flamengo.

mam.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Relíquias, fé e paz no Parque da Cidade

Antiga residência de verão do Marquês de São Vicente, tem jardins e vegetação exuberante, com diversas espécies da Mata Atlântica. Sua área conta ainda com a simpática Capela de São João Batista, erguida no século 19, e o Museu Histórico da Cidade, que possui um acervo de quase 20 mil peças - entre elas, relíquias como o trono de D. João VI, esculturas de Mestre Valentim, gravuras de Debret e móveis de época.

Estrada Santa Marinha, 503, Gávea. De terça a domingo, das 8h às 17h (parque), e das 11h às 17h (museu).Tel. 2512-5223.

Arte e adrenalina no Parque da Catacumba

Com 30 hectares de floresta encravados na Lagoa, um de seus pontos fortes é a vista espetacular da região, que inclui Ipanema, Leblon, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea. Criado nos anos 70, seu atrativo cultural são as obras de artistas plásticos ao ar livre. Os amantes de adrenalina podem aproveitar o circuito de aventuras. Para os adultos, o arvorismo alto tem percurso a sete metros de altura, 120 metros de comprimento e nove obstáculos diferentes. Para as crianças, a melhor opção é o arvorismo baixo, com um metro de altura e 65 metros de comprimento, com cinco obstáculos. A empresa oferece ainda tirolesa, muro de escalada e rapel.

Avenida Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa. De terça domingo, das 9h30 às 16h30. Tel: 4105-0079 e 7870-9162.

Cultura em diferentes formas no Parque das Ruínas

Localizado no alto de Santa Teresa, a antigo casarão que pertenceu a Laurinda Santos Lobo, foi recuperado em 1997, dando lugar a um centro cultural. Com uma vista privilegiada da cidade, onde é possível avistar tanto o Centro quanto a orla de Botafogo e o Pão de Açúcar, ele tem uma programação rica e variada, com exposições experimentais de artes plásticas, peças de teatro e apresentações musicais. As delícias servidas na cafeteria também merecem uma prova.

Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Tel: 2252-1039.

ruinas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO