DIVERSÃO

Theatro Municipal celebra 104 anos com programação especial

Neste domingo (14), teatro terá concertos, balés e ópera com entrada gratuita

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

municipal.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Neste domingo (14), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora seus 104 anos com uma programação variada e gratuita. A festa já é uma tradição no calendário cultural da cidade e reúne atrações dos três corpos estáveis do teatro: balé, coro e orquestra sinfônica. Haverá ainda apresentações da Banda de Fuzileiros Navais, do grupo Os Pequenos Mozart e de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, além de palestra do projeto Falando de Ópera.

A programação começa às 8h30 com apresentação da Banda de Fuzileiros Navais, na praça em frente ao Theatro Municipal e nos seus arredores. Na sequência, às 9h30, é a vez do concerto do grupo Os Pequenos Mozart, formado por crianças de 3 a 14 anos, sob a direção artística de Suray Soren. O repertório inclui obras de compositores clássicos e populares, que vão de Mozart e Vivaldi, a Pixinguinha e Beatles. Às 10h30, os alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa sobem ao palco para apresentar duas coreografias: Estudos de Dança, com músicas de Strauss e Lumbye e coreografia de Dalal Achcar, e La Bayadère (Suite do Pas D'Action), com música de Minkus e coreografia de Marius Petipa.

Ao meio-dia, o balé e a orquestra sinfônica do Theatro Minucipal apresentam o terceiro ato de O Lago dos Cisnes, que retrata o Cisne Negro. No papel do Cisne, a primeira bailarina Márcia Jaqueline, contracenando com Filipe Moreira, intérprete do Príncipe Siegfried. O Coro do Theatro Municipal sobe ao palco às 14h para apresentar a famosa cantata de Carl Orff, Carmina Burana. A execução terá a regência de Jésus Figueiredo e, como solistas, o soprano Priscila Duarte, o tenor Jacques Rocha e o barítono Leonardo Páscoa.

O programa segue com o projeto Falando de Ópera, às 17h15, com uma palestra do maestro Silvio Viegas sobre a ópera A Valquíria, na qual será contada a história de uma das obras-primas de Wagner e aborda detalhes da montagem que será encenada a seguir, às 18h.

O Theatro Municipal fica na Praça Floriano, s/nº, no Centro. Todas as atrações são gratuitas.

Veja a programação completa:

8h30 - Banda dos Fuzileiros Navais

9h30 - Os Pequenos Mozart - Escadaria do Foyer

? Concerto com composições de Mozart, Vivaldi, Pixinguinha, Brahms e Beatles

10h30 - Escola Estadual de Dança Maria Olenewa

? Estudos de Dança, de Strauss e Lumbye - Coreografia Dalal Achcar

? La Bayadère (Suite do Pas D'Action), de Minkus ? Coreografia Marius Petipa

12h ? Ballet do Theatro Municipal

? O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky (Ato III) - Coreografia Yelena Pankova

14h ? Coro do Theatro Municipal

? Carmina Burana, de Carl Orff

17h15 ? Projeto Falando de Ópera

? Palestra com o Maestro Silvio Viegas sobre A Valquíria, de Wagner

18h ? Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e solistas

? Ópera A Valquíria, de Wagner

Fonte: VEJA RIO