MEU RIO

Com Thalita Rebouças

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

homethalita2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Thalita Rebouças acabou de conquistar um feito: vendeu um milhão de exemplares. Jornalista e escritora, publicou dez livros voltados para adolescentes. Entre eles "Fala sério, professor!", "Fala sério, mãe!" e "Traição entre amigas". Eleita Carioca do Ano em 2010 pela VEJA RIO, ela se autointitula "carioquésima, daquelas que louvam o Rio e agradecem diariamente por ser de uma cidade tão linda e especial". Confira seu roteiro pela cidade.

Qual é a balada carioca perfeita?

Eu sou Baixo Gávea desde pequenininha. Adoro o clima descontraído, encontrar amigos sem precisar marcar, chamar os garçons pelo nome. Depois, uma ida à Lapa para um show ou um sambinha fecha a noite com chave de ouro. Gosto muito do Circo Voador, e para um bom samba, indico o Rio Scenarium.

Uma boa livraria para relaxar...

Travessa de Ipanema. Além de linda e aconchegante, com poltroninhas que te convidam à leitura, tem um café com petiscos saborosíssimos. Recomendo o cachorro-quente, uma delícia.

E um bom lugar para curtir com os amigos? Bar Urca. Cerveja gelada, o despojamento típico do carioca e uma das vistas mais bonitas do Rio.

Qual é o cantinho mais inspirador da cidade?

A praia. Seja para caminhar na areia no fim da tarde, para pedalar pela manhã ou para ir durante o fim de semana. Areia e mar são sempre inspiradores para mim, mas gosto especialmente da Praia de Ipanema.

Onde conseguir uma injeção de ânimo no Rio?

Dando uma volta de carro no Aterro do Flamengo. Toda vez que olho a Baía de Guanabara agradeço por morar em uma cidade tão linda. Se quiser injeção de ânimo com adrenalina, recomendo um voo de asa-delta. Visual incrível e coração na boca. Vale muito a pena.

Um lugar perfeito para as mulheres...

Saara. Tem de tudo naquele lugar. Além de achados incríveis por preços camaradas (que mulher não gosta de uma pechincha?), aquela muvuca é gostosa. Juro que é! Ainda dá para almoçar em um daqueles árabes deliciosos depois das compras. Fora os restaurantes tradicionais como o Cedro do Líbano, indico o El-Gebal, onde comi o melhor quibe da minha vida!

Para fazer boas compras...

Rua Dias Ferreira, no Leblon. Posso passar a tarde inteira naqueles prédios. É bom comprar sem o clima de shopping.

Onde fazer um lanche gostoso?

Na Casa do Alemão. Ok, as casas de sucos são supersaudáveis, supertradicionais e tal, mas a felicidade proporcionada pelo croquete de carne e o pão com linguiça do Alemão é imbatível. Compensa sair de qualquer dieta.

Que lugar é bacana para os adolescentes curtirem com a família?

Lagoa. Bom para os adultos, que têm várias opções para comer e beber, e para os adolescentes, que têm espaço de sobra e um visual de tirar o fôlego.

Qual passeio é perfeito para se fazer a dois?

Praia no fim da tarde, para ver o sol se pôr de mãos dadas depois de um mergulho.

Para curtir a natureza na cidade...

Pôr-do-sol no Arpoador ou um passeio de barco até as Ilhas Cagarras. Faço isso com amigos e sempre fico boquiaberta com o espetáculo que é esta cidade vista do mar.

Onde você come aquela comidinha gostosa? Qual prato?

No Cosmopolita, na Lapa. O filé Oswaldo Aranha deles é incrível. Dizem que o prato foi criado lá. Se é verdade eu não sei, mas é sensacional. Vem com alho torradinho, farofa, batata frita e arroz branco.

O seu "Fala sério!" no Rio vai para...

O asfalto esburacado. Me sinto em cima de um camelo embriagado quando saio de moto com meu marido.

Que livro é a cara do carioca?

Os livros de crônicas do Fernando Sabino, que têm a gaiatice e o bom humor do carioca, além de um texto saboroso, leve, gostoso - a cara do Rio e de seus habitantes (naturais e honorários).

[---V---]

Fonte: VEJA RIO