COTIDIANO

Teleférico do Morro da Providência é inaugurado

Equipamento, que estava parado desde dezembro de 2012, foi inaugurado pela Prefeitura nesta quarta (2)

- Atualizado em

teleferico.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Prefeitura inaugurou, na manhã desta quarta (2), o Teleférico da Providência, no Centro, que liga a Praça Américo Brum à Central do Brasil e à Gamboa. O transporte, que percorre 721 metros em aproximadamente 5 minutos, proporcionará mais conforto e acessibilidade aos cerca de cinco mil moradores do Morro da Providência, que reclamavam constantemente do abandono do equipamento, que estava parado desde dezembro de 2012, quando fez uma única viagem como parte de um evento-teste. Desde então, as três estações do teleférico, que teve uma obra de R$ 75 milhões, ficaram fechadas e uma delas chegou a ser usada para depósito de material de construção.

Com a inauguração, o transporte poderá ser utilizado gratuitamente. Nos próximos dois meses, o teleférico funcionará em horário e condições especiais de teste e treinamento de pessoal, que será feito em três fases. Durante este período, os moradores do morro deverão fazer a travessia mediante distribuição de senha nos balcões de informações. Quando estiver em pleno funcionamento o sistema vai operar de segunda a sexta, das 6h às 21h, aos sábado, das 7h às 19h, e aos domingos e feriados, das 9h às 18h.

O teleférico é composto por dezesseis gôndolas, que foram decoradas com desenhos de alunos da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti. As cabines são feitas em acrílico e alumínio com assentos de madeira e comportam oito passageiros sentados e dois em pé.

Fonte: VEJA RIO