COTIDIANO

Zona Portuária terá mais áreas públicas

Serão construídos cerca de 144 mil metros quadrados de novas praças e áreas de convivência na região

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

porto-mara.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com o projeto Porto Maravilha, a zona portuária é um dos locais da cidade que mais mudará com as obras feitas até 2016. Com a inauguração do imponente Museu de Arte do Rio, em março, foi possível ter uma ideia de como ficará o Centro após as obras que estão em curso e, além dos prédios comerciais que estão previstos para serem erguidos no local, a Companhia de Desenvolvimento do Porto (Cdurp), responsável pelo planejamento da área, ainda prevê a implantação de novas praças e áreas públicas.

O projeto de urbanização em desenvolvimento para os cinco milhões de metros quadrados do Porto Maravilha prevê a expansão de praças que serão expandidas e a construção de novos espaços, em processo de desenvolvimento. Ao final das obras, serão mais 169% de áreas verdes, de convivência e lazer, passando de 84,8 mil para cerca de 228,7 mil metros quadrados.

As intervenções incluem um passeio público de 2,6 quilômetros, ligando o Armazém 8 à Praça XV, formando uma grande área arborizada, voltada à convivência e ao tráfego de pedestres, por onde também passará o VLT. A derrubada do viaduto da Perimetral abrirá a paisagem para o mar, e vai descortinar a vista para prédios históricos da região, do Paço Imperial ao Palácio Paranapanema, passando pelo CCBB, o Centro Cultural dos Correios, a Candelária, o Mosteiro de São Bento, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Clique no mapa para ver as novas áreas públicas previstas para a região:

areas-zona-porto.jpg
(Foto: Veja Rio)

Fonte: VEJA RIO