DIVERSÃO

Projeto Praia para Todos encerra sua edição 2013

Este é o último fim de semana da edição deste ano do projeto que oferece acessibilidade em praias cariocas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

praiaparatodos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Organizado desde o verão de 2009 pelo Instituto Novo Ser (INS) com o objetivo de aumentar a integração das pessoas deficientes com a natureza e o esporte, o Projeto Praia Para Todos chega ao seu último final de semana de atividades da edição deste ano. Entre fevereiro e junho de 2013, mais de 300 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foram beneficiados com a iniciativa, que oferece banho de mar assistido, atividades de recreação e iniciação aos esportes adaptados, como surf, futebol, vôlei e frescobol.

O programa, que funciona aos sábados no Posto 3 da Barra da Tijuca, e aos domingos em Copacabana, em frente à Rua Francisco Sá, oferece equipamentos como esteiras para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias, barracas de sol e tendas de apoio com equipes especializadas. Em Copacabana há ainda aulas de stand up paddle e handbike. As atividades são gratuitas e acontecem sempre de 9h às 14h.

A intenção dos organizadores do projeto é de que as atividades sejam retomadas em dezembro, com os locais do programa acessíveis a todas as pessoas. O programa é pioneiro em todo o Brasil e já conseguiu melhorias para os portadores de necessidades especiais, como adaptações do entorno da praia e sinalização sonora na Barra e uma rampa fixa em Copacabana.

Fonte: VEJA RIO