EDIÇÃO DA SEMANA

Mundo Animal

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Selmy Yassuda
(Foto: Redação Veja rio)

Queridinho da mamãe

Mordomia pouca é bobagem. Mahaylla é uma privilegiada poodle que mora em Copacabana, em um apartamento com um quarto exclusivo dotado de guarda-roupa, sofá, berço sob medida e muitos brinquedos. No armário, vinte modelitos e mais de 250 lacinhos coloridos. Ela come filé de salmão e faz acupuntura toda semana, anda sempre com uma medalha de São Francisco pendurada em corrente de ouro e ganha festas de arromba no aniversário, com direito a cinegrafista. Tem até cédula de identidade e caderneta de poupança. "Minha filha é o máximo. Cozinho quase todo dia para ela e gasto cerca de 1?000 reais mensais para dar do bom e do melhor para a bichinha", conta a psicóloga Mércia Carrah.

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Bichos terapêuticos

O contato com os animais alegra e revigora as pessoas, como comprova o projeto Pelo Próximo. Idealizado há quatro anos, ele leva bichos a mais de 200 instituições cariocas, entre hospitais, asilos e colégios, com o propósito de levantar a autoestima de quem precisa. "Nas escolas, trabalhamos problemas como bullying e déficit de atenção", diz a coordenadora Roberta Araújo, dona das cadelas-terapeutas Nega Maria, Babi e Cleo. A equipe é composta de 23 cães, duas calopsitas (uma delas, Jaquinha, aparece na foto com a idosa Berenice Dias) e 35 voluntários. Se quiser inscrever sua mascote, basta acessar o site do projeto. Atenção para os pré-requisitos: o pet precisa ter mais de 1 ano, ser dócil, castrado e estar com as vacinas em dia.

mundo-animal-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
istockphoto
(Foto: Redação Veja rio)

Lambida no gelado

Com o fim do inverno e a tendência de dias mais quentes a partir de agora, saiba que cães e gatos também podem se refrescar saboreando um sorvete. "Picolés de frutas à base de água estão liberados em alguns fins de semana", diz a veterinária Paloma Dalloz, que, no entanto, veta de forma taxativa os produtos cremosos ou feitos com chocolate, que podem alterar as taxas de colesterol, causar sobrepeso e até mesmo intoxicar o animal. A seguir, ela dá uma receita saudável e fácil de fazer em casa para você refrescar o seu xodó:

? Ingredientes: 500 gramas de carne ou peixe e alecrim.

? Modo de preparo: coloque a carne em uma panela com 1,5 litro de água. Tempere com a erva a gosto e deixe cozinhar por dez minutos. Depois, despeje apenas o caldo em fôrmas de gelo e leve-as ao congelador.

mundo-animal-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO