Cidade

Prefeitura inaugura protótipo do VLT no Centro

Composição está exposta na Cinelândia

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Protótipo VLT
Protótipo VLT: prefeitura inaugura unidade no Centro (Foto: Divulgação)

A prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (22) um espaço de exposição do protótipo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Cinelândia, como parte das comemorações pelos 500 dias que faltam para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

Futuros passageiros já podem conferir e tirar todas as dúvidas sobre os bondes que cruzarão o Centro e a Região Portuária a partir do ano que vem. O veículo fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. O novo modelo de transporte integrará barcas, Aeroporto Santos Dumont, trens, metrô, teleférico do Morro da Providência, ônibus convencionais e BRTs (Bus Rapid Transit).  

O público poderá visitar as instalações internas do protótipo, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a um vídeo com a simulação detalhada do trajeto e funcionamento do VLT Carioca, que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2016.

Visitantes também poderão conhecer os principais marcos do projeto e do processo de revitalização das regiões central e portuária da cidade em exposição a céu aberto. Morador de Vila Isabel, Antonio Máximo visitou o espaço e pôde tirar as dúvidas que surgiram enquanto ele circulava pelo Centro e via as obras do VLT:

As obras começaram em 2014, no Túnel Ferroviário sob o Morro da Providência, e atualmente avançam por toda a extensão da avenida Rio Branco. As intervenções do VLT Carioca estão em andamento também na Rua General Luiz Mendes de Morais, no Santo Cristo,  e na Via Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (Nina Rabha), que tem passagem exclusiva para o novo modal. 

O primeiro trecho do VLT, ou Rede Prioritária, ligando a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo trecho fará a interligação entre a Central do Brasil e a Praça XV. Serão aproximadamente 28Km em trilhos.

 

Fonte: VEJA RIO