COTIDIANO

Prefeitura lança programa para salvar calçadas do Rio

Após amargar penúltimo lugar em ranking de piores calçadas do país, prefeitura do Rio anuncia programa para consertar vias públicas

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

calcada.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Após estudo apontar que o Rio só perde para Manaus no quesito calçadas esburacadas, a prefeitura da cidade anunciou que vai lançar um programa de recuperação dos passeios públicos. Inspirado no recapeamento de pistas do Asfalto Liso, o projeto se chama Calçada Lisa e prevê a recuperação de 700 000 metros de extensão de calçamentos até 2016. A fiscalização será feita tanto em grandes avenidas, sob responsabilidade municipal, como em trechos particulares. Quem mantiver calçadas mal conservadas poderá ser punido com multa de 600 reais.

Na última segunda, uma pesquisa feita em doze capitais realizada pelo movimento Mobilize Brasil, que pressiona por melhorias na mobilidade urbana, constatou que Manaus tem as piores calçadas entre as capitais, e o Rio é vice-campeão em ruas esburacadas e, numa escala de notas de 0 a 10, recebeu 4,5. Entre as cidades pesquisadas estão Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Goiânia, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e Manaus.

Fonte: VEJA RIO