RECEITA

Peru ao molho de romã

Por: Silvana Bianchi, chef do Ix Bistrot - Atualizado em

Ingredientes:

1 peito de peru (bolinha)

1 romã bem madura

1 litro de suco de romã sem açúcar

1 ramo de alecrim

1/2 copo de vinho branco seco

2 talos de aipo lavado sem os fios

2 cenouras descascadas cortadas em rodelas

1 alho poró lavado e cortado em rodelas, sem a parte verde

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Temperar o peru na véspera com o vinho, alho poró, cenoura, alecrim,aipo e meio litro de suco de romã. Sal e pimenta do reino a gosto. Colocar na geladeira dentro de um saco plástico e ir virando de vez em quando, para que o tempero entranhe na carne de forma uniforme.

Forre uma assadeira com papel impermeável ou sacos apropriados para assados. Leve ao forno por aproximadamente uma hora e meia. Use o líquido do tempero e vá regando a carne enquanto assa . Depois, deixe dourar.

Aproveite os resíduos do assado, junte o resto do suco de romã , bata do liquidificador e peneire. Leve ao fogo em uma panela e deixe reduzir pela metade. Essa redução será o molho.

Corte a romã ao meio com auxílio de uma colher, retire os caroços e aproveite o suco que sai da fruta, juntando à redução do assado. Antes de servir, esquente bem o molho e junte os caroços. Corrija o sal , se necessário. Corte o peito do peru em fatias finas, arrume na travessa e coloque o molho por cima.

Sugestão para servir: purê de batata doce, quadradinhos de meio centímetro de maçã ligeiramente passados na manteiga e brotos de beterraba colocados em volta da travessa.

Rendimento: 4 pessoas.

Fonte: VEJA RIO