COTIDIANO

Wet look

Tendência para o verão, o penteado com aspecto molhado, mas arrumadinho, é perfeito para fios de qualquer comprimento. Veja como fazer

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

barbarapaz.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

No maior estilo "acabei de sair do banho", o wet look, como os hairstylists chamam os penteados com aspecto molhado resgatado dos anos 80, é uma das fortes tendências para cabelos de todos os tipos e comprimentos na estação de calor. Adotado por celebridades internacionais nos tapetes vermelhos, o visual é queridinho da personagem da atriz Bárbara Paz na novela Amor à Vida. Veja as dicas dos melhores produtos e o passo a passo para produzir o efeito úmido nos fios, que imprime um toque de brilho e ar despojado ao look, seja ele básico ou sofisticado.

Séruns, ceras, mousses e sprays podem ser usados para reproduzir o wet look, mas o mais recomendado pelos hairstylists é, em geral, o bom e velho gel. Usado para modelar, o produto reduz ou dá volume, de acordo com o gosto da freguesa, e coloca os fios no lugar, eliminando qualquer frizz. Opte pela versão líquida, que não deixa as madeixas tão duras, e use apenas o equivalente a uma moeda de cinquenta centavos do produto para criar o seu penteado com os cabelos repartidos ao lado, ao meio ou jogado inteiro para trás. "Também indico sprays de brilho, com micro partículas de silicone volátil, pois acentuam o brilho sem pesar nem endurecer os cabelos", diz Rudi Werner, da rede Werner Coiffeur.

O primeiro passo é lavar a cabeleira com xampu de limpeza profunda para retirar toda a oleosidade. Com os fios ainda umedecidos, aplique o gel. "Se for para uma ocasião mais chique, use os cabelos colados à nuca ou então um coque. Para um evento mais despojado, deixe o efeito molhado apenas no topo da cabeça, com os fios penteados para trás e as pontas secas", sugere Diego Costa, hairstylist do Jacques Janine. Para ondular, dando aquela ideia de bagunçado arrumadinho, separe as mechas já com gel usando presilhas e seque com difusor. Depois solte.

cleopires.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Truques de mestre

- "Ao invés de usar apenas o gel, misture uma porção do tamanho de uma noz do produto com a mesma quantidade de leave-in. Espalhe pelo cabelo sem encostar na raiz, para não deixa-la oleosa", recomenda o hairstylist Glecciano Luz, do Espaço Glecciano Luz.

- "O segredo para o cabelo não parecer sujo é a quantidade e a qualidade dos produtos utilizados. Evite usar produtos à base de óleo. Acessórios como brincos e presilhas em tons como turquesa e coral caem super bem com o wet style", garante Werner.

- "Outro jeito de aderir à tendência é borrifar água nos fios secos e depois selá-los com cera capilar", revela Sônia Nesi, cabeleireira da Zerran.

- "Para ficar mais fácil de moldar o penteado, dilua 1/3 de gel em 2/3 de água em um borrifador e vá borrifando os fios com a mistura enquanto penteia. Não toque nas madeixas até secar", diz Tiago Parente, do Crystal Hair.

- "Use os dedos ou um pente de dentes largos para facilitar a modelagem", indica Bruno Moura, da Ophicina do Cabelo.

- "Quando for desfazer o penteado, lave bem os cabelos para retirar qualquer resíduo de gel, que pode ressecar os fios, e aplique uma máscara capilar hidratante", lembra Costa, do Jacques Janine.

Dicas de produtos

cosmeticos-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Tutorial básico

Clique na imagem a seguir e confira o passo a passo do penteado mais prático de se fazer com o efeito molhado, segundo o hairstylist Ronaldo Alonso, do Bellíssima Beauty.

passo-a-passo-wet-hair.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO