DIVERSÃO

Dez rádios online para ouvir música sem download

Com repertório variado e serviços curiosos, dez sites onde você pode curtir um som enquanto trabalha, estuda ou navega pela internet

Por: Louise Peres - Atualizado em

Se fazer downloads nos dias de hoje está cada vez mais difícil por causa dos movimentos internacionais pela proteção da propriedade intelectual dos artistas, resta ao internauta recorrer às ferramentas que ainda permitem ouvir online, sem downloads, as músicas de seus artistas favoritos. Alguns dos melhores serviços de rádio online, justamente por questões ligadas a direitos autorais, ainda não estão disponíveis no Brasil, como Spotify, Pandora e Google Music. Listamos então dez sites que funcionam por aqui, onde você pode ouvir seu estilo preferido, conhecer novos artistas e experimentar serviços curiosos. Plugue os fones e aproveite as dicas!

1 - Stereomood

Se você é daqueles que tem preguiça de montar sua própria playlist mas adoraria ouvir uma seleção especial para cada dia, o Stereomood é a solução. É só informar ao serviço como você se sente naquele dia e ele carregará uma lista de canções adequadas para o seu estado de espírito no momento. Quer fazer um teste? Clique em lazy (preguiçoso, em inglês). Se estiver numa vibe mais tranquila, selecione "relax". Se o dia de trabalho será cheio, o mood "working" vai fornecer uma seleção estimulante, favorecendo a criatividade e a concentração. Dispensa cadastro.

Teste em www.stereomood.com

stereomood.jpg
| Crédito: Redação Veja rio
2 - Kboing

O serviço brazuca é ótimo para ouvir faixas dos seus artistas favoritos. Dispõe um alfabeto logo no topo da página inicial e um campo de busca, onde o usuário procura o artista desejado. É só clicar no escolhido e aguardar que o serviço carregue a playlist. Também não é necessário fazer cadastro.

Confira em www.kboing.com.br

3 - Grooveshark

Simples e completo, é um dos melhores serviços de música via streaming disponíveis hoje no Brasil. Acesse o site, digite o artista e, uma vez carregadas as músicas, selecione as que deseja ouvir e crie seu setlist. No player que abrirá no rodapé da página, um ícone de setinhas cruzadas oferece a opção de ouvir músicas aleatoriamente.

Experimente em grooveshark.com

grooveshark.jpg
| Crédito: Redação Veja rio
4 - Blip.fm

Mix de rádio online e rede social, permite que o usuário crie playlists e adicione comentários às faixas que ouviu. É só digitar o nome do artista que ele faz a busca e fornece uma lista de canções da banda ou cantor (a) selecionado, a partir de outros sites de streaming. A função "Discover New Music" guia o ouvinte pelas seleções de outros "djs" que usam o serviço. No Blip.fm um usuário reblipa outros - ação equivalente ao RT no Twitter e dá pontos aos "blips" (seleções de música) que achar interessantes.

Conheça em blip.fm

5 - AccuRadio

O serviço se apresenta como uma rádio online personalizável. E realmente é! Navegue pelos gêneros musicais e, em seguida adicione-os a uma lista criando seu próprio canal. Ou seja, você escolhe o estilo, mas o fator surpresa presente na experiência de ouvir rádio permanece: nunca se sabe que música vai entrar.

Teste em www.accuradio.com

accuradio.jpg
| Crédito: Redação Veja rio
6 - Live 365

Mesmo esquema do AccuRadio, com uma diferença: você escolhe o estilo e o serviço carrega, em vez de um canal, várias rádios online de determinado gênero musical. É possível ainda criar e salvar uma lista com suas estações preferidas.

Acesse em www.live365.com

7 - Sky

O site disponibiliza canais variados de artistas, músicas e sons instrumentais. Entre eles, imagine, há até um canal destinado a sons da natureza. Ótimo para aqueles momentos em que tudo que precisamos é ouvir o canto dos pássaros e se desligar do mundo ao redor.

Ouça em www.sky.fm

8 - Sonora

Outro serviço brasileiro, o Sonora é uma ferramenta fácil e muito prática de usar. Na tela inicial, um mosaico de álbuns em destaque oferece uma amostra do acervo do site. Na aba superior, navegue pelos gêneros, subgêneros e pelos rankings de mais ouvidos pelos usuários.

Confira em sonora.terra.com.br

sonora.jpg
| Crédito: Redação Veja rio

9 - Youtube

Parece óbvio, mas muita gente não sabe que o maior portal de vídeos do mundo é também uma boa ferramenta para criar sua própria rádio. Para usar o recurso, é preciso criar uma conta no YouTube, fazer login, e clicar no sinal + no thumb (a imagem congelada) do vídeo e selecionar "adicionar à uma lista de reprodução".

Faça o teste em www.youtube.com

10 - Music Smasher

O último serviço da lista compila e carrega, a partir de vários outros serviços de música (como Grooveshark e SoundCloud, por exemplo), faixas do artista selecionado em uma mesma página. A vantagem? Mais opções e maior amostra de músicas.

Ouça em www.mattmontag.com/smasher

Fonte: VEJA RIO