COTIDIANO

Operação Lixo Zero é implantada em mais bairros da Zona Sul

A partir desta terça (10), pedestres podem ser multados em Ipanema, Lagoa e Leblon

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

lixo-zero.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A partir das 9h desta terça (10), os bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa passaram a receber os fiscais da Operação Lixo Zero, que tem como objetivo coibir o descarte de resíduos nas ruas da cidade. A implantação da nova regra nos três bairros contou com a atuação de 178 profissionais, que percorreram as ruas e a orla da região. Em apenas duas horas e meia de trabalho, quatorze pessoas já haviam sido multadas - cinco no Leblon, cinco na Lagoa e quatro em Ipanema. Houve ainda um estabelecimento comercial multado por colocar o lixo na rua fora do horário permitido.

Para divulgar a ação, a Prefeitura instalou uma tenda em Ipanema, na esquina das ruas Maria Quitéria e Visconde de Pirajá, na qual a conscientização dos pedestres é feita por meio de banners e folhetos explicativos. Há ainda uma equipe de garis que circula na areia divulgando o programa.

A operação Lixo Zero teve início no dia 20 de agosto e já provocou uma redução de 34% no volume de lixo recolhido no Centro, primeiro bairro a receber o programa, e de 46% em Copacabana. A previsão é de que na próxima terça (17), a fiscalização se estenda para os bairros de Flamengo, Laranjeiras, Botafogo, Catete e Glória.

Veja também: Um começo promissor para o Lixo Zero

Fonte: VEJA RIO