COTIDIANO

O que vem por aí

Confira seis grandes eventos que acontecerão na cidade em 2013

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Com a aproximação dos grandes eventos esportivos que acontecerão na cidade - a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 -, o Rio já começa a entrar no clima das grandes produções. Em 2013, os cariocas poderão conferir grandes eventos internacionais, que vão satisfazer a todos os gostos. Haverá eventos de cultura, esporte, religião e entretenimento. Confira o que vem por aí no ano que acaba de começar.

Laureus World Sports

No dia 11 do março, os melhores atletas do mundo de diversas modalidades esportivas estarão no Rio de Janeiro para o Prêmio Laureus World Sports, considerado o "Oscar do esporte". A cidade foi escolhida para sediar o evento em 2013 e 2014.

Além de reunir os melhores competidores de diversas modalidades esportivas, o Laureus World Sports também celebra as maiores conquistas do ano e divulga incentivos a atividades esportivas em comunidades de todo o mundo. Alguns brasileiros, como os ex-jogadores Pelé, Ronaldo e Raí, além do nadador paraolímpico Daniel Dias, já foram premiados pela Academia Laureus. A entrega do prêmio de 2013 acontecerá no Teatro Municipal. laureus.com/awards

laureus.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Copa das Confederações

Realizada a cada quatro anos pela FIFA no país-sede da Copa do Mundo, a Copa das Confederações é o principal teste do Brasil antes de receber a competição em 2014. Em sua nona edição, o torneio terá jogos em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Oito países participarão do torneio: Brasil (país-sede da Copa do Mundo), Espanha (atual campeã mundial), Itália (vice-campeã da Eurocopa 2012), Uruguai (campeão da Copa América 2011), México (campeão da Copa Ouro da CONCACAF 2011), Japão (Campeão da Copa da Ásia de 2011), Taiti (Campeão da Copa das Nações da Oceania de 2012) e o país africano que conquistar o título da Copa das Nações Africanas em 2013.

A Copa das Confederações acontece entre os dias 15 e 30 de junho. O Rio de Janeiro sediará três jogos, entre eles a grande final da competição. Os ingressos começaram a ser vendidos em novembro de 2012 e variam entre variar de R$ 28,50 e R$ 418. pt.fifa.com/confederationscup

selecao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Jornada Mundial da Juventude

Em 2013, o Rio recebe a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro da igreja católica que deve reunir mais de dois milhões de jovens na cidade. Esta será a 28ª edição do evento, que tem sua origem nos grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma, desde 1984. A Jornada acontece de 23 a 28 de julho de 2013 e, neste período, católicos de 200 países participarão de catequeses com bispos e atividades culturais de cunho religioso, que acontecerão em 27 palcos espalhados pela cidade.

Esta edição do evento tem o lema Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19). A programação da Jornada inclui uma missa celebrada pelo papa Bento XVI, no dia 28 de julho. O local escolhidopara a cerimônia foi a Fazenda Vila Mar, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade. rio2013.com

jmj.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Campeonato Mundial de Judô

Este ano o Rio de Janeiro sediará pela terceira vez o Campeonato Mundial Sênior de Judô, quando os melhores judocas do mundo competirão no primeiro mundial do ciclo olímpico dos Jogos de 2016. A cidade já recebeu o campeonato mundial de judô outras duas vezes, em 1965 e em 2007, quando o Brasil obteve a melhor colocação da história, com três ouros e um bronze.

Está será a 29ª edição do torneio mais importante do Circuito da Federação Internacional de Judô (FIJ). Além das competições individuais, o Mundial do Rio terá também a disputa por equipes, formato que a FIJ pretende incluir no programa para as Olimpíadas de 2016.

A competição acontecerá de 26 de agosto a 1º de setembro, no Maracanãzinho. A previsão é de que cerca de 950 atletas e 500 dirigentes de 120 países venham para o Rio. ijf.org

judo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Bienal do Livro

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro chega à sua 16ª edição e, em 2013, quando se comemora o ano da Alemanha no Brasil, o evento também fará sua homenagem ao país natal de grandes filósofos, como Marx, Nietzsche e Kant, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os dois países. Em contrapartida, o Brasil será o país homenageado pela Feira Literária de Frankfurt de 2013.

O evento ocupará três pavilhões do Riocentro, em uma área de 55 mil metros quadrados. A novidade desta edição fica por conta de um novo espaço destinado aos jovens - o Acampamento da Bienal -, que abordará a literatura de convergência, falando sobre livros que inspiram filmes, histórias em quadrinhos, games etc. Alguns escritores estrangeiros já confirmaram presença no evento, entre eles James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo, e Nicholas Sparks, um dos escritores mais lidos do mundo, com os best sellers Querido John e Um homem de sorte.

A Bienal do livro acontece entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro e a expectativa é de que receba cerca de 600 mil visitantes. bienaldolivro.com.br

bienal.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Rock in Rio

Depois de passar mais uma vez por Lisboa e Madri, o Rock in Rio retorna à cidade para a sua quinta edição carioca. Com capacidade máxima de 85 mil pessoas por dia, a expectativa dos organizadores é de que 595 mil pessoas passem pelo festival ao longo do evento.

Alguns nomes de peso já confirmaram presença no Rock in Rio que, este ano, acontece dos dias 13 a 15 e 19 a 22 de setembro, no Parque dos Atletas. Entre as atrações estão as bandas heavy metal Metallica, Iron Maden e Avenged Sevenfold, além dos cantores Bem Harper e Bruce Springsteen.

Com vendas abertas no dia 30 de outubro, os Rock in Rio Cards, cartões que garantem a entrada para qualquer um dos dias da edição de 2013 do festival, se esgotaram em menos de uma hora. Segundo a organização do evento, os mais de 80 mil cartões postos à venda foram comprados em 52 minutos. rockinrio.com.br

metallica.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO