COTIDIANO

Novidades das academias

Confira as novas aulas que as principais academias do Rio estão preparando para o verão

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

O verão está chegando e, junto com ele, as academias preparam novidades para estimular os cariocas a fazerem exercícios na estação mais animada do ano. Nesta época, muitos espaços preparam aulas especiais, com elementos lúdicos e atrações que também prometem dar uma refrescada nas atividades físicas durante o calorão. Confira abaixo algumas aulas e equipamentos que chegaram para animar a estação nas principais academias da cidade.

BODYTECH

A principal novidade da academia para a estação é o 20 Minutes Workout. Criada pelo americano Brett Hoebel, a atividade é a nova tendência em fitness de treinamentos de alta intensidade e curta duração. A modalidade consiste em sequências de 30 a 120 segundos de exercício intenso, utilizando apenas o peso corporal e alternando os grupamentos musculares, seguidos de um período destinado a recuperação. São quatro modelos de aulas pré-concebidos, nos quais os instrutores têm a opção de escolher os exercícios, de acordo com o nível de condicionamento físico do aluno. A grande vantagem da aula o fato de promover a queima de calorias mesmo após os exercícios. O corpo demora algumas horas para voltar ao seu estado normal após a alta intensidade dos exercícios, o que com que o metabolismo continue acelerado e, com isso, mais calorias sejam gastas.

Avenida Ataulfo de Paiva, 467, Leblon. Tel: 2249-8444. Veja todos os endereços em bodytech.com.br

05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CIA ATHLETICA

A academia lança a Cia Kettlebell, uma aula em grupo que se utiliza principalmente de movimentos pendulares com uma bola de ferro com alça, chamada Kettlebell. Com 30 minutos de duração, a modalidade promete queimar até 300 calorias, além de fortalecer glúteos, pernas, tronco e ombros, além de aumentar a capacidade cardiovascular e resistência muscular localizada.

Avenida das Américas, 5000, New York City Center, Barra da Tijuca. Tel: 3505-0000. ciaathletica.com.br

01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

VELOX

A academia, localizada na Lagoa, está repleta de novidades para o verão. O programa Zumba Sentao, por exemplo, combina treinamentos de força e resistência com movimentos de dança ao redor de uma cadeira. O exercício fortalece a parte central e queima calorias de uma forma lúdica. Há ainda a Zenga, uma que utiliza a mini ball para desenvolver a força e a concentração necessárias para auxiliar na consciência e no controle corporal das atividades diárias. A atividade é conduzida com movimentos fluídos, utilizando exercícios de força, de coordenação e de instabilidade.

Já quem preferir praticar uma atividade ao ar livre, pode aproveitar as aulas de canoa havaiana que a academia promove na Praia Vermelha, na Urca. Elas acontecem às segundas, quartas e sábados pela manhã. Outra opção é o Elliptigo, um equipamento que, parecido com uma bicicleta, permite que os alunos façam aula de transport outdoor, em um treino de alta intensidade e baixo impacto.

Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br

03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

RIO SPORT

O grupo criou atividades com o objetivo melhorar o condicionamento físico geral, com redução do percentual de gordura, aumento de força, agilidade, flexibilidade e coordenação. Entre as novidades está a Funcional Fight, utiliza movimentos de luta sem contato físico direto entre os praticantes e com forte gasto aeróbico. Há ainda o Deep Water, um treino de corrida na água, que oferece melhoria no condicionamento cardiorrespiratório, aumenta os níveis de força e resistência muscular e auxilia no controle de peso. Já a Body flex é um trabalho de força que trabalha todo o corpo, enfatizando a parte abdominal, com atividades de equilíbrio que tonificam a musculatura.

A academia oferece ainda o Take Care, um programa de exercícios supervisionado e idealizado pela geriatra e especialista em medicina do exercício Silvia Lagrotta. Entre as atrações, está a nova atividade de oficina de stand up paddle para a terceira idade.

Avenida Ayrton Senna, 2.541, Barra da Tijuca. Tel: 3325-6644. riosportcenter.com.br

06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

ESPAÇO NIRVANA

Novas aulas e combos começam a entrar na grade do espaço no verão, que procura unir os benefícios da ioga, do Pilates e do Powerplate. Uma das novidades é o Yoguilates, uma fusão de ioga e pilates. O exercício enfatiza respiração, fortalecimento, flexibilidade e meditação. A aula começa com um aquecimento, ainda no chão, integrando fundamentos da resistência do Mat Pilates com o trabalho respiratório e principais posturas do Hatha Yoga. Depois, sequências de exercícios são realizadas para preparar o praticante adequadamente para uma prograssão a cada exercício. Todas as aulas terminam com posturas restauradoras e com o relaxamento final chamado de Savasana.

Praça Santos Dumont, 31, Gávea. Tel: 2187-0100. enirvana.com.br

02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

ESPAÇO STELLA TORREÃO

O espaço na Lagoa acaba de lançar a aula de stand up paddle indoor. O Vibe Training, como foi batizado o equipamento utilizado na aula, foi produzido a partir de pranchas de compensado naval apoiadas sobre molas, permite que os atletas treinem movimentos específicos para esportes de pranchas como surf, SUP e windsurfe, entre outros. Nesta nova ferramenta, o aluno realiza toda a preparação, trabalhando a musculatura específica, o core e o equilíbrio de forma simultânea. Indicada tanto para alunos iniciantes quanto para atletas, a atividade trabalha os grupamentos musculares, a postura, o equilíbrio, a coordenação motora e o sistema cardiovascular. As aulas têm duração de 30 ou 50 minutos e podem ser feitas em grupo ou individualmente. O gasto médio calórico, por hora, chega a 600 calorias.

Rua Fonte da Saudade, 146, Lagoa. Tel: 2579-3138. stellatorreao.com.br

UPPER

A academia aumentou a sua gama de opções quáticas com o Waterline. A atividade, que consiste na prática de slackline sobre a água, é utilizada nas aulas infantis, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora de forma divertida. Para os adultos, é oferecida em horários livres, nos quais eles possam ficar praticando a atividade sem compromisso. O exercício exige bastante equilíbrio e força na pernas.

Rua Marquês de Abrantes, 88, Flamengo. Tel: 2553-3485. academiaupper.com.br

Fonte: VEJA RIO