Cidade

Consórcio inicia construção de mergulhões na Barra

As duas novas vias da Zona Oeste ficam sob a Avenida Armando Lombardi

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Mergulhão da Barra
Mergulhão da Barra: consórcio e governo do estado iniciam obra (Foto: Divulgação)

O consórcio responsável pela construção da Linha 4 do metrô, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca, iniciou nesta semana a construção de duas passagens subterrâneas na Zona Oeste. Os mergulhões de retorno ficam sob a Avenida Armando Lombardi, um de sentido Barra e o outro, Zona Sul.

Cada mergulhão terá uma faixa de rolamento e também será criada uma passagem de pedestres para que não haja mais necessidade de sinais de trânsito.

Os mergulhões estão sendo construídos de forma coordenada com os túneis da Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô e estarão disponíveis para em meados de 2016. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, o Consórcio Construtor Rio Barra e a CET-Rio.

Atualmente, ocorre a instalação do sistema de contenção do terreno para escavação dos mergulhões, que consiste na cravação de estruturas metálicas a aproximadamente 15 metros de profundidade. Esta instalação será feita nos dois sentidos da Avenida Armando Lombardi, em fases. O serviço é feito dentro dos canteiros da obra da Linha 4 do Metrô, na pista que segue para o Recreio e, em seguida, será realizado no sentido Zona Sul.

Mergulhão da Barra
Mergulhão da Barra: consórcio e governo do estado iniciam obra (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA RIO