CIDADE

A Europa é aqui

Mapa mundi polêmico compartilhado através do Facebook transformou o Rio no continente europeu. Lapa virou Itália e Ipanema é a Holanda

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Fonte: perfil do usuário Felipe Magaldi no Facebook
(Foto: Redação Veja rio)

A Europa é aqui, minha gente! Ou o Rio de Janeiro é lá? Não importa, o fato é que está sendo compartilhado no Facebook um mapa bastante insólito que mostra bairros cariocas ocupando o espaço de países europeus. A divisão foi feita levando em conta critérios econômicos de cada região. O Méier, por exemplo, ocupa o lugar da Polônia por ser um bairro de classe média, mas não tão elegante, caro ou bem localizado quanto Copacabana, que ganhou o status de França. Junto com a Tijuca (República Tcheca) e Vila Isabel (Eslováquia), forma a fronteira entre o centro da cidade e bairros mais carentes da área suburbana, como Bangu, representando no mapa pela Romênia.

Já a Dinamarca, marcada pelo seu alto padrão e qualidade de vida, se transformou em São Conrado. Ambos têm em comum o fato de serem regiões pequenas de preços abusivos. Catete e Glória, bairros menos glamorosos da Zona Sul, ocupam o espaço de países badalados, porém menos abastados da Europa: Espanha e Portugal, respectivamente. Agora, reparem que Santa Teresa, a Grécia do continente europeu, preservou de certa forma suas características geográficas. E, cá entre nós, algum país representaria melhor a Lapa do que a Itália, com toda sua vida, sua energia, e seus contrastes?

O que acharam do novo mapa mundi?

Em que país vocês morariam e trabalhariam? Compare:

europa.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO