COTIDIANO

Mapa de Cultura do Rio de Janeiro ganha nova versão

Lançadas nesta segunda (16), novidades incluem site bilíngue e aplicativos para celular e tablets

- Atualizado em

mar.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Foi lançada, nesta segunda (16), a nova versão do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro. Trata-se de uma enciclopédia online da cultura fluminense, disponível desde 2012 num portal com informações sobre as principais manifestações culturais de todos os municípios do estado (mapadecultura.rj.gov.br). Entre as novidades, tanto o site quanto seus dois primeiros frutos - o Guia Cultura.rj, impresso, e o aplicativo para dispositivos móveis - agora contam com conteúdo bilíngue, em português e inglês.

O mapeamento é resultado de um esforço de pesquisa e catalogação que reúne informações sobre espaços culturais, patrimônios materiais e imateriais, personagens, agenda cultural fixa e grupos artísticos dos 92 municípios do estado. Junto com essas novidades, a nova versão do portal online ganhou uma atualização de conteúdo, chegando a 3.500 verbetes, 8.000 fotos e 120 vídeo-documentários.

A versão do Mapa, em formato de aplicativo para smartphones e tablets, já está disponível para os sistemas IOS e Android e oferece acesso a todo o conteúdo encontrado no portal - vídeos, fotos, textos e mapas referentes aos 92 municípios. Os usuários podem encontrar atrações de acordo com sua localização e criar roteiros conforme a região do estado, integrando-os ao Google Maps.

mapa-cultura.JPG
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO