Do outro lado da ponte

Icaraí tem o melhor IDH do estado do Rio

Levantamento divulgado pelo Pnud coloca o bairro de Niterói à frente de endereços cariocas. Pior colocação ficou com Japeri

Por: Redação VEJA RIO

Praia de Icaraí, Niterói
Icaraí: bairro da Zona Sul de Niterói tem o melhor IDH do estado do Rio (Foto: Renan Costa/Divulgação)

Engana-se quem pensa que Jardim Botânico e São Conrado, por exemplo, são os espaços com população de alto poder aquisitivo com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Icaraí, bairro que concentra a população mais rica, em Niterói, foi o melhor colocado, assim como em 2000. O local ficou à frente de endereços cariocas, a exemplo de Pasmado e Praia do Flamengo/Morro da Viúva.

De acordo com o estudo, o pior índice ficou com o município de Japeri, com localidades nas últmas colocações, como Colinas, Santo Antônio, Santa Amélia e o Complexo Penitenciário de Japeri, onde há pessoas vivendo na linha da pobreza.

Praia de Icaraí
Icaraí,em Niterói: bairro ficou à frente de lugares como Jardim Botânico e São Conrado (Foto: Beto Padilha/Divulgação)

Para chegar ao resultado, o cálculo e feito com base em três indicadores: educação, longevidade e renda, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

Fonte: VEJA RIO