DIVERSÃO

Para curtir o horário de verão

VEJA Rio apresenta uma seleção de programas para aproveitar os dias mais longos a partir de domingo (21). Você tem até 17 de fevereiro para experimentar

Por: Louise Peres - Atualizado em

A partir da meia-noite de domingo (21), os relógios serão adiantados em uma hora e o carioca ganha de presente sessenta minutos extras de luz no fim do dia. Para você tirar proveito dos dias mais longos - e quentes, tão típicos da cidade -, VEJA Rio aponta uma série de programas perfeitos para o horário de verão. Curta o Rio ao ar livre, divirta-se e aprecie desde já o climinha da estação que chega somente daqui a dois meses. Afinal, se aqui o calor sempre dá as caras mais cedo, a diversão também pode começar antes.

Assista ao pôr do sol no Arpoador

horario-verao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ele é conhecido por merecer aplausos. Durante o ano inteiro reúne dezenas de pessoas na pedra do Arpoador, e no verão não poderia ser diferente. Se você nunca experimentou ver dali o sol se pondo, corrija já esse erro. Cariocas que se prezem não vão discordar quando dizemos que é um dos fins de tarde mais bonitos de se apreciar.

Almoce (ou jante) à beira da Lagoa

roteiro-bares-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Além dos quiosques no entorno do cartão-postal, o carioca ganhou em 2012 um pólo gastronômico com opções variadas e um visual de encher os olhos. No varandão do Complexo Lagoon, um amplo espaço atende aos frequentadores dos restaurantes Gula Gula, Pax Delícia, Quadriffloglio Café e Giuseppe Grill Mar. Ao sentar-se, você receberá cardápios das quatro casas. É só escolher o prato e apreciar a vista. Em tempo: nos dias mais frescos, a cobertura retrátil que protege a área é recolhida e os clientes podem desfrutar a refeição ao ar livre.

Faça uma trilha

Alexandre Macieira/Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

O relevo acidentado e a presença da mata atlântica fazem do Rio uma paisagem única. Aproveite os vários caminhos que cortam as florestas cariocas para conhecer alguns recantos naturais da cidade, tão próximos do caos urbano. Para quem quiser se aventurar nas trilhas cariocas e contemplar cenários deslumbrantes ao final delas, pode conferir aqui uma lista com os melhores roteiros do Rio

Prepare um piquenique

piquenique.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Os dias mais compridos são ideais para um lanche no cair da tarde, quando o sol já está mais fraco. Reúna os amigos à sombra de uma árvore, estique a toalha, saboreie quitutes saborosos e deixe o tempo passar. Quer preparar um piquenique perfeito? Confira aqui uma lista de parques na cidade, dicas práticas e uma série de receitas fáceis de preparar.

Marque um pós-praia

rio-pra-dois-restaurante-palaphita.jpg
Que tal um jantar exótico à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas? (Foto: Redação Veja rio)

Tem coisa melhor do que sair da praia lá pelas oito da noite? Só mesmo emendar um dia incrível de sol com um pit stop num bar ou restaurante para tomar aquele chopinho gelado, provar uns petiscos e continuar jogando conversa fora. Encontre aqui uma seleção com dez paradas perfeitas para o seu pós-praia. Afinal, dias de verãos têm que ser bem aproveitados até o fim.

Aproveite os parques da cidade

catacumba.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Se o seu forte não é torrar sob o sol e a mistura mar + areia não é a sua preferida, os parques cariocas são a opção perfeita para curtir um dia ao ar livre, em meio à natureza, mas bem longe da água salgada. Veja aqui um roteiro pelos principais e divirta-se!

Passeie pelas pracinhas cariocas

praca-pio-xi.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Tem feirinha, parquinho, roda de samba e até bloco de carnaval. No verão, as pracinhas da cidade são o point da criançada em férias, dos amigos que curtem uma boa cerveja de garrafa e daqueles que adoram pechinchar em eventos como a tradicional feirinha hippie de Ipanema. Para esticar ou completar o passeio, podem ser um programão. Acesse a lista aqui.

Pratique esportes ao ar livre

rio-para-esportistas2.jpg
Do ciclismo ao remo, a Lagoa contempla diversas modalidades esportivas (Foto: Redação Veja rio)

Sedentarismo não tem espaço no Rio. Na orla, na Lagoa, nos parques e ciclovias cariocas, em todo o canto há gente se exercitando. E não precisa ser esportista: uma voltinha de bicicleta que seja já vai dar o gostinho de como é prazeroso praticar uma atividade física numa cidade com cenários tão inspiradores. Faltam ideias? Veja as nossas dicas.

Curta os terraços do Rio

pestana.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Para curtir o clima de verão, nada combina mais do que um barzinho ao ar livre. Com vista privilegiada, então, o fim de tarde/comecinho de noite vai ficar melhor ainda. Para eleger a sua pedida, veja uma seleção de terraços e varandas da cidade.

Fonte: VEJA RIO