EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

CORRIDA LIMPA

O percurso é lindo, mas se trata de uma prova de fogo para os joelhos. Com partida de Grumari e chegada na Barra, 21 quilômetros depois (confira no mapa), será disputado na manhã deste sábado (19) o Revezamento das Praias. Detalhe: a maior parte do trajeto é na areia fofa, longe da arrebentação e da brisa. Só num pequeno trecho as equipes correrão pelo asfalto, justamente na Prainha, recanto cercado pela Mata Atlântica que acaba de conquistar a renovação do selo internacional Bandeira Azul, atestando sua importância ecológica. Outra curiosidade: será punido o participante que jogar garrafas ou copinhos de água no chão, como normalmente acontece em corridas de longa distância. Lixo zero na veia.

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O CASAL SAI A 1000 REAIS

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O que faz um arco de violino ao lado de garfo e faca em cima da mesa do Zozô, restaurante da Urca junto do Pão de Açúcar? Essa foto está no convite de um jantar regado a música de câmara, evento mensal que começa na próxima quarta (23). Não sai barato: 500 reais por pessoa, com entrada, prato principal do chef David Mansaud (cordeiro ou linguado), vinho e sobremesa. O concerto ficará a cargo de Flávio Augusto (piano), Ricardo Amado (violino) e Ricardo Santoro (violoncelo). Para a estreia, eles ensaiaram peças de Haydn, Beethoven e Mendelssohn. Começa logo após a degustação.

Tô na pistinha

historias-cariocas-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O selo acima não anuncia um novo circo que chegou à cidade, mas sim o tema -- a arte circense -- de cinco desfiles de moda infantil com as tendências do verão no VillageMall. Com palco e passarela (de 30 centímetros de altura) ornamentados como um picadeiro retrô, a festa rola no sábado (19) e no domingo (20), para 1 300 convidados, entre vipões e, ao pé da letra, vipinhos. Filhos de gente famosa, como os de Glória Maria e Maurício Mattar, participaram de outras edições. Desta vez, lá estarão rebentos dos atores Ricardo Pereira e Thiago Lacerda.

Atletas campeões em ar livre

Em edição caprichada da Lumen, chega às livrarias RioAtivo, Geografia Social do Esporte, reunindo em 250 páginas fotos de Carlos Secchin e Ivo Gonzalez, com textos dos jornalistas Rogério Daflon e Fellipe Awi. Também há depoimentos de atletas que "se criaram" ao ar livre, aproveitando o potencial da cidade, como Bernard, do vôlei, e Júnior, pioneiro do futebol de areia. Algumas imagens são impressionantes, como uma asa-delta que passa pertinho do Cristo e este slackline de Gideão Melo, em julho, no Morro dos Cabritos, em Copacabana, que dá a impressão de que o Rio está, literalmente, a seus pés.

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um disco, duas pérolas

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A capa acima é de um compacto (assim se chamavam os disquinhos de vinil com duas ou quatro faixas) lançado pelo jornal O Pasquim em 1972. Fazia parte de uma coleção na qual um compositor com mais tempo de estrada e mais prestígio -- no caso, Tom Jobim -- apresentava uma revelação da música. Assim, "o tal de" João Bosco chegava ao cenário da MPB no lado B de Águas de Março. Sua faixa era Agnus Sei. Na quinta-feira (24), ele sobe ao palco do Espaço Tom Jobim (só podia mesmo ser lá), no Jardim Botânico, conta a história do vinilzinho e, claro, toca essa bela parceria com Aldir Blanc.

Fonte: VEJA RIO