DIVERSÃO

Guia das Favelas

Livro revela o que há de melhor nas comunidades cariocas. Confira algumas atrações

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Organizado pela Agência de Notícias das Favelas (ANF), foi lançada em julho a primeira edição do Guia das Favelas. Com 88 páginas e uma tiragem inicial de 50 mil exemplares, a publicação reúne dicas de lazer em onze comunidades pacificadas do Rio - Providência, Prazeres, Salgueiro, Mangueira, Manguinhos, Complexo do Alemão, Rocinha, Vidigal, Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, Santa Marta e Chapéu Mangueira. Para a seleção das atrações, a equipe da ANF contou com o auxílio de guias locais para percorrer as favelas e escolher as melhores dicas de lazer em cada uma.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo sustentável nas favelas cariocas por meio do incentivo ao turismo, o Guia das Favelas traz ainda histórias das comunidades abordadas, além dos acessos para chegar a cada uma delas com transporte público. Fizemos uma seleção com algumas das principais atrações em cada uma delas. Veja nossa lista e divirta-se!

Para conhecer outros passeios nas comunidades, entre no site www.guiadasfavelas.com.

Chapéu Mangueira - Bar do David

É o mais premiado bar de favela do Rio. Também Serviu às autoridades da Rio+20.

Inaugurado em 2010, um ano depois da instalação da UPP no Chapéu Mangueira, o bar no alto da Ladeira Ary Barroso teve rápido sucesso. Seus petiscos já conquistaram honrosas colocações no concurso Comida di Buteco e o estabelecimento já foi citado em guias editados na Alemanha e na Ucrânia, além dos jornais The New York Times, Le Monde, BBC e Le Figaro. A feijoada de frutos do mar é a estrela do cardápio e, a cada fim de semana, são vendidos quase 200 pratos com da receita. Os funcionários são outro atrativo do bar e esbanjam simpatia nos cuidados com a clientela.

Ladeira Ary Barroso, 66, loja 3, Leme. Tel: 7808-2200. Terça a sexta, das 12h às 17h; sábado e domingo, das 11h às 20h.

Reprodução/site Guia das favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Mangueira - Centro Cultural Cartola

Fundado em janeiro de 2001, o espaço funciona como um centro de documentação e referência do samba carioca e possui uma biblioteca com acervo sobre tema, além de vídeos, fotografias, filmes e objetos pessoais de Dona Zica e Cartola, dois ícones do samba carioca. Os visitantes podem conferir as exposições permanentes "História do Samba", "Simplesmente Cartola" e "Dona Zica - 100 Anos". A instituição promove ainda iniciativas de cunho social, com aulas de música e arte para crianças, jovens, adultos e idosos.

Rua Visconde de Niterói, 1296 (a 100m da Quadra de Samba da Mangueira). Segunda a sexta, das 10h às 18h. Tel: 3234-5777/7707-6175. www.cartola.org.br.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Cantagalo - Circuito dos Muros

Os muros do Cantagalo são repletos de arte. O circuito de dois quilômetros conta com 26 "casas-tela" com desenhos que retratam diferentes fatos e momentos da comunidade e do país. Enquanto em uma das casas é possível ver um mural que conta a história do samba, em outra há retratos da repressão durante o período da ditadura militar. O tour por todos os murais dura cerca de quatro horas e, após acessar a comunidade pela Rua Teixeira de Melo, é recomendável percorrer a exposição com um guia local, já que as "casas-tela" se espalham em um espaço difuso.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Prazeres - Baile Black Santa

Criado por jovens moradores do Morro dos Prazeres, a festa de Charme, Hip-Hop e Rap acontece todo segundo domingo do mês em uma praça da comunidade. O baile é gratuito e tem o objetivo de promover a ocupação do espaço público com arte e cultura popular urbana. Nos dias de festa, são montadas barracas para venda de comidas e bebidas na praça.

Praça Doce Mel, Rua Gomes Lopes,12, Santa Teresa. Tel: 9415-8402/7744-0204. Segundo domingo de cada mês. facebook.com/OBlackSanta

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Complexo do Alemão - Bistrô Estação R&R

Entre as dezenas de bares existentes na comunidade, um deles se destaca. Aberto no final de 2012, o Bistrô Estação R&R tem uma carta composta por 120 rótulos de cervejas especiais. Os preços variam entre R$ 7 e R$ 250, de acordo com a prodecência de cada cerveja. Entre um gole e outro, os clientes ainda podem saborear os pastéis de angu, sucesso na casa, e conferir livros sobre o assunto.

Travessa Jalisco, 2. Tel: 7814-1092/3884-8388. Quinta, das 18h à 1h; sexta, das 18h às 3h; sábado, das 16h à 1h.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Manguinhos - Igreja de São Daniel Profeta

Inaugurada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a igreja é um dos primeiros projetos do arquiteto Oscar Niemeyer. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a capela, com capacidade para cinquenta pessoas, tem formato circular e, vista de cima, sua cúpula tem remete a uma hóstia.

Rua São Daniel, s/n, São José Operário. Tel: 7520-8405. Missa aos domingos, às 17h; grupo de oração e terço às segundas e sábados, às 18h.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Rocinha - Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha

Fundada em março de 1988, a Escola Acadêmicos da Rocinha, que disputa o Carnaval carioca na Série A, antigo Grupo de Acesso, mantém um agenda repleta de atrações em sua quadra. Com capacidade para três mil pessoas, o espaço costuma receber festas de samba, funk, pagode e até raves. Uma das mais conhecidas é o badalado Baile da Favorita, organizado pela promoter Carol Sampaio.

Rua Bertha Lutz, 80, São Conrado. Tel: 3322-5948/7232-3290/3204-6439. Sextas e sábados, das 23h às 5h.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Santa Marta - Mirante Dona Marta

Com vista para os principais pontos turísticos da cidade, o mirante é um dos pontos mais famosos para quem gosta de aprecias a paisagem carioca. Após uma caminhada de 40 minutos, é possível desfrutar de uma visão panorâmica do Cristo Redentor, praias e dos bairros de Botafogo e Flamengo, além de Lagoa Rodrigo de Freitas, Pão de Açúcar, Baía de Guanabara, Estádio do Maracanã e da cidade de Niterói.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Vidigal - Festas do Solo Coletivo

Formado por cinco artistas cariocas, o grupo é pioneiro na produção de eventos no Vidigal, onde atua desde 2006. As três festas promovidas pelo Solo Coletivo - Lamparina, com música pop e hits; África, de afrobeat e black music; e Laje, de funk antigo, black music e miami bass - diminuíram de vez as distâncias entre morro e asfalta e atraem cada vez mais a turma descolada da Zona Sul. Os eventos acontecem em um espaço em que, de dia, funciona a Oficina do Jô.

Avenida Presidente João Goulart, 275. facebook.com/solocoletivo

Reprodução/site Guia das favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Providência - Centro Cultural Casa Amarela

Fotógrafo e morador da comunidade desde que nasceu, Maurício Hora criou, ao lado de Diego de Deus, um centro cultural que combina oficinas de fotografia e aulas de reforço escolar no alto do morro. No espaço, eles mantêm um acervo de 280 fotos, que contam em imagens a história da favela e o dia-a-dia dos moradores e da Zona Portuária.

Em frente à igreja de Nossa Senhora da Penha. Tel: 9287-5041. Terça a sábado, das 12hàs 16h.

Reprodução/site Guia das Favelas
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO