DIVERSÃO

Festival apresenta peças de teatro dentro de residências cariocas

A partir desta quinta (15), segunda edição do Festival Home Theatre apresenta espetáculos dentro de 50 casas do Rio

- Atualizado em

home-theatre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Começa nesta quinta (15), a segunda edição do Home Theatre - Festival Internacional de Cenas em Casa . Depois de receber o Prêmio Shell de teatro por sua inovação e de ter sido recriado em 30 casas de Londres, o evento volta ao Rio para apresentar gratuitamente, até o dia 25, cenas de teatro dentro de 50 casas de moradores de diversos bairros da cidade.

Da Pavuna ao Leblon, passando inclusive por comunidades como a Rocinha e a Cidade de Deus, o evento pretende aproximar o público da arte teatral. Em cada "casa-espetáculo", público e convidados terão a oportunidade de assistir cenas sobre as mais diversas temáticas, vindas de diferentes partes do país. As apresentações têm duração de vinte minutos cada e serão seguidas de vinte minutos de conversa com a plateia sobre temas referentes à obra. A programação se estende ainda para fora das residências, dividida em diferentes mostras: Cenas em casa, Memórias de uma casa, Meu prédio tem história e Teatro na porta.

O inglês Kerry Michael, diretor artístico do Theatre Royal Stratford East, foi convidado para dirigir a mostra Meu prédio tem história, que se baseia nas histórias de dez moradores de um edifício na Pavuna. O ator, diretor e dramaturgo Emanuel Aragão dirige a Cia Terceiro Mundo no happening "Parei de ser fôlego", que acontece em uma casa no Jardim Pernambuco. Outra atração do festival será o Teatro na porta, em que um morador poderá ligar e solicitar uma cena - uma espécie de "disque teatro" - e um carro cenografado, que estará circulando pela cidade, levará a encenação até ele.

A Faculdade Teatral Uni-Rio receberá o Seminário internacional Teatro e Cidade, com convidados internacionais como os diretores Anirudh Nair (India), Amir Zunir (Palestina) e Kerry Michael (Inglaterra), que farão também uma oficina para atores na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Confira a programação completa em www.festivalhometheatre.com.br.

Fonte: VEJA RIO