COTIDIANO

Exposição no Alemão homenageia escritores brasileiros

Mostra que homenageia Raul Pompéia e Aluísio Azevedo retrata a evolução da moradia e da educação no Rio

- Atualizado em

teleferico.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A estação Bonsucesso do Teleférico do Alemão recebe, a partir desta terça (22), a exposição Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, Educação e Moradia na Literatura Nacional. Inaugurada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em parceria com a Feira Literária Internacional das UPP?s (Flupp), a mostra comemorativa marca a passagem dos 150 anos de nascimento de Raul Pompéia e do centenário de morte de Aluísio Azevedo, completados em 2013. A curadoria-geral é do poeta Alexei Bueno.

As obras mais famosas de cada um dos autores abordam temas relevantes, não só para os moradores do Complexo do Alemão, mas para toda a população carioca: educação e moradia. A mostra está organizada em dois núcleos expositivos. A primeira, denominada Raul Pompéia ? O Ateneu, tem como conteúdo a educação no Rio de fins de século XIX e aborda, em quatro grandes painéis fotográficos, a arquitetura dos colégios da época. Já o núcleo Aluísio Azevedo ? O Cortiço é focado nas moradias populares da cidade nos fins do século XIX, ilustrado por três grandes painéis.

A abertura acontece nesta terça (22), às 17h30 e a exposição fica em cartaz até o dia 10 de dezembro. A estação Bonsucesso do Teleférico do Alemão fica na Praça das Nações Unidas, s/nº, Bonsucesso. A visitação é gratuita.

Fonte: VEJA RIO