EXPOSIÇÕES

Ayrton Senna do Brasil

Mostra interativa no Museu Histórico Nacional conta a história do ídolo do automobilismo

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

roteiro-exposicoes-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, tricampeão mundial na categoria, Ayrton Senna (1960-1994) é a estrela de Senna Emotion, em cartaz a partir de terça (19) no Museu Histórico Nacional. Em São Paulo, onde estreou no dia 1º de maio, aniversário da morte do homenageado, a exposição atraiu mais de 48?000 visitantes. Instalações interativas e objetos pessoais, reunidos pelo jornalista Carlos Haag, ajudam a contar a história do ídolo. O acervo leva ao público detalhes de suas principais conquistas esportivas, bastidores da F1 e ainda seu legado na área social, representado por projetos do Instituto Ayrton Senna.

Logo na entrada, um ambiente com projeções e sons vai dar ao visitante a sensação de estar numa corrida. Mais adiante, será possível assistir, em vídeo, a depoimentos de grandes nomes do automobilismo sobre o astro brasileiro. Fotos de várias fases de sua carreira, algumas tiradas do álbum de família, também estão no programa. Os fãs vão relembrar ainda os carros de todas as escuderias pelas quais Senna competiu, reconstituídos através de projeções de vídeo. Circuitos percorridos por ele na F1 aparecerão em uma mesa sensível ao toque. Entre os objetos escolhidos para a mostra estão o capacete que o piloto usou quando se sagrou tricampeão, em 1991, e a réplica do primeiro kart que ganhou do pai, aos 4 anos.

Senna Emotion. Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. Excepcionalmente, de quarta (20) a sexta (22), 14h às 18h. R$ 8,00. Grátis para menores de 5 anos, maiores de 65 e aos domingos. A bilheteria fecha meia hora antes. Até 15 de julho. A partir de terça (19). www.museuhistoriconacional.com.br.

Fonte: VEJA RIO