COTIDIANO

Estátua em homenagem a Renato Russo é pichada na Ilha do Governador

Ique, autor da obra, desabafou no Facebook lamentando o vandalismo

Por: Pedro Tinoco - Atualizado em

Inaugurada na Ilha Governador, em julho de 2012, a estátua em homenagem ao cantor e compositor Renato Russo (1960-1995), líder da banda Legião Urbana, entrou para a triste lista dos monumentos alvo de vandalismo na cidade. O monumento foi pichado no sábado (23), para tristeza e indignação do autor da obra, o desenhista Ique, que desabafou no Facebook:

"Um absurdo esse tipo de vandalismo cultural ainda acontecer em nosso país. A humanidade evoluiu tanto e não dá pra imaginar que tipo de prazer sente, ou o que realmente ganha, alguém que, com um tubo de tinta, agride uma obra de arte pública, um artista gigante homenageado nela e que merece ser respeitado, sua família e toda uma população que também é pichada e subjugada junto com a escultura.

Eu estou me sentindo agredido, pintado, tal e qual o rosto da escultura. Amarelo de vergonha alheia por esse ser humano que vandalizou minha obra e agrediu a memória de um artista como o Renato Russo. A remoção dessa tinta não é um trabalho fácil. O Bronze tem poros por onde a tinta se infiltra, dificultando a limpeza, que pode ou não ficar boa, ou agredir a pátina e o metal!"

 Lívia S. Ribeiro - reprodução facebook
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO