COTIDIANO

Esquema de segurança da Copa do Mundo é antecipado

A partir desta segunda (5), 2.000 policiais militares passam a ocupar as ruas do Rio

- Atualizado em

pm.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O governo do Rio decidiu adiantar o esquema de segurança que havia sido planejado para a Copa do Mundo. Previsto para começar apenas no mês que vem, o aumento do policiamento teve início nesta segunda (5), em diferentes locais do Rio. A medida entrou em ação como uma tentativa de conter a violência na cidade, que apresentou crescimento nos últimos meses.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o primeiro trimestre de 2014 apresentou aumento na incidência de diversos tipos de crime. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de assaltos a restaurantes e estabelecimentos comerciais cresceu 85%, enquanto os roubos a pedestres aumentaram 43%. Já a taxa de homicídios dolosos (com intenção de matar), cresceu 1,67% na capital e 44,92% no interior do estado.

A previsão é de que o aumento do policiamento seja feito de forma gradativa até o fim da próxima semana. Para cumprir o efetivo de 2.000 homens anunciado pelo secretário de segurança José Mariano Beltrame, militares que trabalham em serviços burocráticos dentro dos quartéis serão deslocados para as ruas. Além disso, os 490 policiais que se formam na academia de polícia na próxima sexta (9), também vão para as ruas em seguida.

Fonte: VEJA RIO