SUSTENTABILIDADE

O Rio é nosso!

Frequentar os espaços públicos da cidade é uma ótima receita para que o carioca crie novos vínculos e se envolva nos cuidados que o Rio merece

Por: - Atualizado em

Alexandre Macieira - Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

Escondida em um cantinho tranquilo no coração de Botafogo, a Praça Radial Sul era um matagal, cheio de lixo e ponto de encontro de usuários de drogas e assaltantes. Sozinho, o Sr. Chagas, como é conhecido o dono do quiosque de flores que ali funciona, tentava melhorar a situação, plantando algumas mudas e fazendo a limpeza. "Na época dos meus pais, em qualquer cidade a pracinha era o lugar de referência, onde as pessoas se encontravam sempre", lembra.

Até que um dia, ele resolveu pedir ajuda do Movimento Rio eu Amo eu Cuido para envolver a comunidade e revitalizar o local. "Pensei: eu faço parte disto aqui, então eu vou fazer algo para mudar, tenho coragem", lembra. O resultado foi surpreendente: dezenas de moradores, inclusive crianças, passaram um domingo inteiro plantando, varrendo, limpando e pintando. Mais de cinco mil mudas foram plantadas e, quase um ano depois, a pracinha já é ponto de encontro de famílias, vizinhos e parquinho para as crianças. "Carioca de verdade não tem só a embalagem, não. É aquele ama a cidade o suficiente para cuidar dela", diz.

Fotos divulgação / Rio eu amo eu cuido
(Foto: Redação Veja rio)

[---V---]

Beleza que ensina

Maria Uchoa, uma das coordenadoras do Rio eu Amo eu Cuido, explica que tirar as pessoas de sua zona de conforto e levá-las a fazer algo para modificar a cidade em que vivem é uma das fórmulas para o sucesso do movimento. "A ideia é transformar o orgulho de ser carioca em pro atividade para transformar o Rio. Não queremos que esse projeto seja apenas nosso, mas de todos os 6,5 milhões de habitantes", deseja.

Segundo Maria, uma das maneiras mais eficientes para isso é estimular o uso dos espaços públicos. "É fundamental que o carioca passe a interagir mais com a cidade e desenvolva uma cultura de utilização de parques, áreas de lazer e praças. Isso gera um sentimento de pertencimento e a tendência é que, ao assumirem esses locais como seus, passem a cuidar melhor deles", explica.

Ponto de encontro no subúrbio carioca

Desde que foi inaugurado, em junho de 2012, O Parque Madureira virou ponto de encontro dos moradores da Zona Norte e localidades próximas. Com uma área equivalente a 14 estádios do Maracanã, o local oferece atividades de lazer, cultura e esporte e ocupa o antigo terreno da Light.

Entre as atrações, estão ciclovia, circuito de skate, quadras de vôlei, vôlei de areia, basquete e futebol, playgrounds, academia ao ar livre e academia para a terceira idade. Ruy Rezende, arquiteto responsável pelo projeto, diz que a população adotou o Parque Madureira e o trata com muito carinho. "Basta ver o estado dos equipamentos. Temos mesas de ping-pong de vidro que já estão há dois anos sem um arranhão", lembra.

E a prova de que o carioca sabe cuidar do que é seu aparece nos mínimos gestos. "Houve um senhor que trouxe uns peixinhos para colocar em um lago e, perguntando ao guarda se poderia fazê-lo, completou, dizendo que tinha sobrado um pouquinho do salário e ele queria deixar o Parque mais bonito", diz Ruy.

A demanda dos moradores é tão grande que um novo projeto vai ampliar o Parque, que passará a ter 5 km e vai passar a cortar os bairros de Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe.

http://www.cidadeolimpica.com.br/tour360/parque-madureira/ [---V---]

ENCONTRE UM PARQUE PERTO DE VOCÊ

? Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia

Avenida Ten. Cel. Muniz de Aragão, S/N. Freguesia de Jacarepaguá

Terça a domingo das 7h às 17h

Telefone de contato: (21) 3412-1720

? Parque Natural Municipal Chico Mendes

Av. Jarbas de Carvalho 679, Recreio

Terça a domingo das 8h às 17h

Telefone de contato: (21) 2437-6400

? Parque Estadual do Grajaú

Rua Comendador Martinelli, 742, bairro Grajaú

Terça a domingo das 8h às 17h.

Telefone de contato: (21) 3294-8128

? Parque Natural Municipal da Catacumba

Av. Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa

Terça a domingo, das 9h30 às 17h30

? Parque Municipal Bosque da Barra

Km 6 da Avenida das Américas, Barra da Tijuca

Terça a domingo das 8h às 17h (horário de verão de 8h às 18h)

Telefone de contato: (21) 3325-0302

? Parque Municipal de Marapendi

Estende-se pela faixa litorânea da Barra da Tijuca, entre a Avenida Sernambetiba e a Avenida das Américas, desde o alinhamento da Avenida General Felicíssimo Cardoso até a Avenida Pedro Moura.

Terça a domingo das 8h às 17h (horário de verão das 8h às 18h)

Telefone de contato: (21) 2497-7088

? Parque Natural Municipal Grumari

Estrada de Grumari, S/Nº - Grumari

Terça a domingo das 8h às 17h (horário de verão das 8h às 18h)

Telefone de contato: (21) 3427 4218

? Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos - Arquiteto Sérgio Bernardes

Rua Aperana, s/n°, Leblon

Terça a domingo das 8h às 17h

? Parque Natural Municipal Serra do Mendanha

Estrada da Caixinha, 100, Bangu

Terça a domingo das 9h às 17h

? Parque Natural Municipal da Cidade

Estrada Santa Marinha, número 505, Gávea

Terça a Domingo das 8h às 17h

Telefone de contato: (21) 3875-1670

Confira mais clicando aqui

Fonte: VEJA RIO